Atlas 3D revela o cérebro em seus mínimos detalhes

Por AP |

compartilhe

Tamanho do texto

Estudo alemão fez mapeamento do órgão a partir de 7400 fatias mais finas que um fio de cabelo e disponibiliza para cientistas do mundo todo

AP

AP
Imagem do "BigBrain", modelo anatômico digital em 3D divulgado a cientistas do mundo todo

Os cientistas têm um novo atlas do cérebro para ajudá-los a estudar seu órgão favorito. É um modelo digital tridimensional, chamado de "BigBrain" ("Grande Cérebro", em inglês).

Com resolução maior do que um fio de cabelo humano, ele consegue grupos de neurônios e até mesmo células individuais. O projeto está sendo disponibilizado para cientistas de todo o mundo.

Para fazer o atlas, pesquisadores cortaram um cérebro do cadáver de uma mulher de 65 anos de idade, em 7400 fatias, tingidas para revelar características microscópicas, que foram em seguidas fotografadas. Em seguida, eles usaram computadores para combinar os dados em um modelo digital 3D.

Leia também:
Será que utilizamos apenas 10% de nosso cérebro?
Neurônios são criados na vida toda, diz estudo
Nova técnica torna cérebro transparente

A idéia de fatiar um cérebro para estudar sua anatomia não é nova. Na verdade, os corpos completos de um homem e uma mulher foram cortados e fotografados há cerca de 20 anos para criar uma referência anatômica chamada Projeto Humano Visível.

AP
Cérebro de uma mulher foi cortado em 7400 fatias

Para o novo projeto de mapeamento cerebral, os pesquisadores escolheram um cérebro feminino por nenhuma razão emespecial, além do fato de ser saudável, disse Katrin Amunts de Heinrich Heine University Duesseldorf, na Alemanha.

Ela é a autora principal de um estudo sobre o atlas publicado quinta-feira no periódico Science. Os cientistas já começaram a agregar dados de outros mapeamentos cerebrais neste novo modelo, para ganhar novas perspectivas sobre o funcionamento do cérebro humano, disse o autor sênior Karl Zilles do Juelich Aachen Research Alliance em Juelich, Alemanha.

Leia tudo sobre: cérebroneurociênciamapeamento

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas