Astronautas dão aula sobre microgravidade para crianças chinesas

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Durante transmissão na TV, tripulantes do módulo espacial Tiangong 1 imitaram posições de artes marciais e foram aplaudidos por estudantes

AP
Astronauta chinesa responde pergunta feita por estudante

Astronautas chineses fizeram poses em uma luta marcial flutuante e rodopiaram à gravidade zero durante palestra transmitida para estudantes na China, num esforço para atrair a atenção de jovens ao programa espacial do país.

A astronauta Wang Yaping demonstrou os princípios da microgravidade e respondeu a perguntas feitas ao vivo por uma plateia de 330 crianças reunidas em um auditório em Pequim. A aula de 51 minutos dada diretamente da estação espacial Tiangong 1 também foi transmitida pelo sistema de televisão e acompanhada por outros 60 milhões de crianças.

Leia mais: 
'Astronauta pop' faz sucesso com crônicas da vida no espaço pelo Twitter
Astronauta que pisou na Lua ignora Santos Dumont durante palestra em SP
Aurora austral é vista em foto tirada pela Estação Espacial
Vídeo: Astronauta faz cover de David Bowie no espaço

Os astronautas Nie Haisheng e Zhang Xiaoguang responderam a perguntas sobre como viver, trabalhar e manter a forma no espaço. “Eu quero saber como vocês sabem o que é para cima e o que é para baixo”, perguntou um estudante.

Durante um momento de descontração, Nie adotou a mítica posição de flor de lótus, muito popular entre os fãs de filmes de artes marciais. “No espaço, somos todos mestres em kung fu”, brincou Wang.

Em outra demonstração, que mais se parecia com um show de mágica, Wang injetava gotículas de água de modo a formar uma uma gota cada vez maior. O "truque" arrancou aplausos da plateia de alunos.

Os astronautas também giraram bolas e giroscópios para mostrar como a microgravidade afeta o movimento dos objetos.

A aula teve o intuito de “tornar o espaço mais popular” disse Zhou Jianping, chefe do programa espacial chinês. "O espírito da ciência entre os jovens é importante para o progresso da humanidade", disse Zhou.

(com informações da AP)

Leia tudo sobre: espaçochinaastronauta

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas