Nasa anuncia nova equipe de astronautas

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Dos oito selecionados quatro são mulheres; grupo vai integrar missão a asteroide em 2020

Nasa
Fileira superior, a partir da esquerda: John Cassada, Victor Glover, Tyler Hague, Christina Hammock. Na inferior: Nicole Mann, Anne McClain,Jessica Meir e Andrew Morgan

A Nasa anunciou nesta segunda-feira (17) o treinamento de uma nova equipe de astronautas. É a primeira vez que metade dos selecionados é composta por mulheres, entre elas uma piloto de caça (a primeira em 20 anos) e também uma piloto de helicóptero. A agência espacial não selecionava equipes pra missões espaciais tripuladas desde 2009.

O anúncio na segunda-feira (17) veio às vésperas do aniversário de 30 anos do primeiro lançamento de Sally Ride, a primeira mulher americana a ir ao espaço. Ela morreu no ano passado.


Leia mais: 
Fim do programa de ônibus espacial gera incerteza aos astronautas
Equipe da Nasa aguarda com nostalgia fim dos ônibus espaciais
Nasa lança cápsula espacial da SpaceX

Os oito foram escolhidos entre mais de 6 mil inscritos, o segundo maior número de inscrições já recebido pela agência espacial americana. A nova equipe vai se apresentar em agosto no Johnson Space Center em Houston quando receberão treinamento e vão se juntar aos 49 atuais astronautas da Nasa. Alguns deixaram a instituição desde que os ônibus espaciais param de voar em 2011.

O administrador da agência espacial americana Charles Bolden disse que os novos candidatos vão liderar a primeira missão tripulada a um asteroide, em 2020 e futuramente para Marte. Eles também devem estar no primeiro voo para a Estação Espacial Internacional a bordo da nova cápsula espacial comercial lançada pelos EUA, atualmente em testes. Atualmente a Rússia está fazendo o transporte dos astronautas até a estação.

Leia tudo sobre: nasaespaçoastronauta

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas