Esponja carnívora e barata fluorescente estão em Top 10 de novas espécies

Por BBC |

Tamanho do texto

Lista compilada anualmente por Instituto do Arizona, nos EUA, traz novas descobertas entre animais e plantas

Esta é a 'Lucihormetica luckae', uma espécie de barata descoberta no Equador. Mais de uma dezena de espécies parecida já foram encontradas. Foto: BBCA 'Eugenia petrikensis' é um arbusto de até dois metros, de folhagem verde brilhante e cachos de flores magenta. Foto: BBCO lesula é a segunda espécie de macaco descoberta na África nos últimos 28 anos. Foto: BBCA falsa coral 'Sibon noalamina' foi descoberta no oeste do Panamá. Tem hábitos noturnos e caça minhocas, ovos de anfíbios e lesmas. Foto: BBCEsta pequena nova espécie de rã tem apenas sete milímetros e estabeleceu o recorde de menor espécie de vertebrados do mundo. Foi descoberta em Papua Nova Guiné. Foto: BBCHock Ping Guek fotografou o inseto perto de Kuala Lumpur e postou a foto desta mariposa no Flickr, mais tarde foi confirmado que se tratava de uma nova espécie. Foto: BBCNova espécie de mosca fóssil de 165 milhões de anos, 'Juracimbrophlebia ginkgofolia', foi encontrada folhas preservadas de uma árvore jurássica na Mongólia. Foto: BBCUma esponja carnívora com forma de harpa foi descoberta nas profundezas do Oceano Pacífico, perto da costa da Califórnia. Vive em profundidades de 3,4 mil metros. Foto: BBCUma das menores flores do mundo, a violeta liliputense, só é encontrada em um planalto distante entre as montanhas dos Andes peruanos. Foto: BBCEm 2001, manchas apareceram nas paredes da gruta de Lascaux na França. Cientistas descobriram que este fungo desconhecido é o responsável. Foto: BBC

Cientistas do Instituto Internacional para a Exploração de Espécies da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, apresentaram, pela sexta vez, a sua edição anual do Top 10 de novas espécies.

Entre os destaques deste ano estão uma barata fluorescente, uma cobra que se alimenta de caracóis e uma esponja carnívora que tem uma língua em forma de harpa.