Esponja carnívora e barata fluorescente estão em Top 10 de novas espécies

Por BBC |

compartilhe

Tamanho do texto

Lista compilada anualmente por Instituto do Arizona, nos EUA, traz novas descobertas entre animais e plantas

BBC

Esta é a 'Lucihormetica luckae', uma espécie de barata descoberta no Equador. Mais de uma dezena de espécies parecida já foram encontradas. Foto: BBCA 'Eugenia petrikensis' é um arbusto de até dois metros, de folhagem verde brilhante e cachos de flores magenta. Foto: BBCO lesula é a segunda espécie de macaco descoberta na África nos últimos 28 anos. Foto: BBCA falsa coral 'Sibon noalamina' foi descoberta no oeste do Panamá. Tem hábitos noturnos e caça minhocas, ovos de anfíbios e lesmas. Foto: BBCEsta pequena nova espécie de rã tem apenas sete milímetros e estabeleceu o recorde de menor espécie de vertebrados do mundo. Foi descoberta em Papua Nova Guiné. Foto: BBCHock Ping Guek fotografou o inseto perto de Kuala Lumpur e postou a foto desta mariposa no Flickr, mais tarde foi confirmado que se tratava de uma nova espécie. Foto: BBCNova espécie de mosca fóssil de 165 milhões de anos, 'Juracimbrophlebia ginkgofolia', foi encontrada folhas preservadas de uma árvore jurássica na Mongólia. Foto: BBCUma esponja carnívora com forma de harpa foi descoberta nas profundezas do Oceano Pacífico, perto da costa da Califórnia. Vive em profundidades de 3,4 mil metros. Foto: BBCUma das menores flores do mundo, a violeta liliputense, só é encontrada em um planalto distante entre as montanhas dos Andes peruanos. Foto: BBCEm 2001, manchas apareceram nas paredes da gruta de Lascaux na França. Cientistas descobriram que este fungo desconhecido é o responsável. Foto: BBC

Cientistas do Instituto Internacional para a Exploração de Espécies da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, apresentaram, pela sexta vez, a sua edição anual do Top 10 de novas espécies.

Entre os destaques deste ano estão uma barata fluorescente, uma cobra que se alimenta de caracóis e uma esponja carnívora que tem uma língua em forma de harpa.

Leia também:
Estudo descobre 78 novas espécies de peixes no Rio Madeira
Pesquisadores descobrem duas novas espécies de aracnídeos no Nordeste

Todas as espécies apresentadas vivem em áreas remotas.

Uma pequena nova espécie de rã tem apenas sete milímetros e estabeleceu o recorde de menor espécie de vertebrados do mundo. Foi descoberta em Papua Nova Guiné.

Leia tudo sobre: novas espéciesconservaçãoanimais

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas