Tornando-se invisível, ao menos na faixa de microondas

Por The New York Times |

compartilhe

Tamanho do texto

Com uma impressora 3D, é possível criar uma espécie de 'manto da invisibilidade', mas que só é invisível na faixa de microondas

The New York Times
O novo manto da invisibilidade só funciona na faixa de microondas, mas pode ser construído com uma impressora 3D

Usando uma impressora 3D padrão, quase qualquer um pode criar um "manto da invisibilidade" para fazer objetos desaparecerem, relataram pesquisadores. Mas caso você esteja pensando em usá-lo para ficar à espreita sem ser visto, ao estilo Harry Potter, saiba que ele funciona apenas na faixa de micro-ondas, que é de todo modo invisível ao ser humano.

No futuro, porém, talvez seja possível desenvolver tecnologias que funcionem para comprimentos de ondas maiores, incluindo a luz visível, afirmou Yaroslav A. Urzhumov, engenheiro elétrico da Universidade Duke, que trabalhou na versão de microondas. Também são imaginados produtos que as pessoas possam vestir: "estão para chegar produtos como capacetes ou roupas de astronauta que tornem a pessoa invisível", afirmou Urzhumov.

Leia:
Cientistas conseguem ocultar objeto com 'manto da invisibilidade'
Cientistas criam “buraco no tempo” que torna objetos invisíveis
Cientistas britânicos criam tecido invisível a olho nu
Cientistas apresentam projeto de 'manto da invisibilidade' térmico

Urzhumov e seus colegas relataram as descobertas no periódico Optics Letters. Eles desenvolveram um manto há sete anos, mas agora usam uma impressora 3D para criar um manto mais econômico. A estrutura feita a partir de polímero parece um disco feito de queijo suíço. Os objetos a serem escondidos são colocados no interior do disco.

"Em relação ao comprimento das microondas, este manto em forma de cilindro torna os objetos invisíveis a partir de qualquer perspectiva", afirmou Urzhumov.

Muitos dispositivos eletrônicos conseguem perceber microondas, de modo que essa tecnologia pode ter aplicação prática. "Caso seja absolutamente crucial ter uma visão límpida do espaço, estando ele sob a sombra de prédios ou estruturas", afirmou Urzhumov, "nós podemos cobrir essas estruturas".

Leia tudo sobre: impressão 3dmicroondasinvisibilidade

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas