Curiosity vai analisar a amostra de pó retirada da rocha para confirmar provas de que solo de Marte tinha condições favoráveis para vida microbiana

A agência espacial americana anunciou nesta segunda (20) que o jipe-robô Curiosity perfurou a segunda rocha do solo de Marte. O jipe-robô vai analisar esta semana o pó retirado da rocha em seus laboratórios.

Leia mais:  Nasa acha condições favoráveis à vida em solo de Marte

Infográfico: Conheça toda a tecnologia do Curiosity

A perfuração realizada no domingo foi a primeira grande atividade do Curiosity em um hiato de um mês. A perfuração foi realizada em um local distante apenas 2,7 metros da primeira rocha perfurada pelo Curiosity, há três meses. Análises preliminares da primeira rocha mostraram provas de um antigo ambiente favorável à vida primitiva. Cientistas esperam que a segunda análise de rochas confirme a descoberta.

A pausa nas atividades científicas aconteceu por causa da checagem dos equipamentos, ocasionada por uma falha recente no computador do robô , e o período de conjunção solar, no qual o Sol fica entre Marte e Terra, prejudicando a comunicação entre os dois planetas.

Leia também:
Curiosity encontra mais indícios de água em Marte
Bactérias terrestres poderiam resistir em Marte, diz estudo
2012: o ano em que Marte voltou ao imaginário humano
Magnata quer mandar casal para a órbita de Marte

A Nasa espera que que em breve o Curiosity inicia a viagem até o destino final, uma montanha dentro da cratera Gale.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.