Livro de fotos revela 'beleza escondida' de doenças

Por BBC |

compartilhe

Tamanho do texto

Obra americana reúne imagens microscópicas de tumores e outros males cujas formas e cores se assemelham a obras de arte

BBC


Foto mostra cirrose, que ocorre quando o tecido do fígado (em vermelho) é substituído por tecido fibroso (azul), e a reação resulta na formação de nódulos. Foto: Hidden Beauty: Exploring the Aesthetics of MedicaA doença de Paget atinge os ossos e se caracteriza pela regeneração óssea desordenada. A luz amarela indica que as células estão se reproduzindo sem controle. Foto: Hidden Beauty: Exploring the Aesthetics of MedicaEsta foto ilustra uma doença autoimune, que ocorre quando nossos mecanismos de defesa confundem uma parte do corpo com um invasor e a ataca. Foto: Hidden Beauty: Exploring the Aesthetics of MedicaA foto ilustra a formação do osso trabecular no fêmur, de aparência esponjosa. Foto: Hidden Beauty: Exploring the Aesthetics of MedicaA imagem mostra m melanoma, o câncer de pele. O círculo no centro  é um folículo capilar rodeado por células do tumor. Foto: Hidden Beauty: Exploring the Aesthetics of Medica As placas de Petri são peças de vidro ou plástico usadas por cientistas para analisar culturas bacteriológicas. Foto: Hidden Beauty: Exploring the Aesthetics of MedicaA placenta age como um mediador entre a mãe e um bebê, regulando a troca de nutrientes e produtos metabólicos. A foto mostra o local na placenta onde se desenvolve o cordão umbilical. Foto: Hidden Beauty: Exploring the Aesthetics of MedicaOs tubos de ensaio mostram amostras de soro sanguíneo: 1], o de uma pessoa saudável, o 2º tem hemácias danificadas, o 3º acusa icterícia e o 4º altas taxas de gordura no sangue. Foto: Hidden Beauty: Exploring the Aesthetics of Medica

Um livro de fotos publicado nos Estados Unidos revela que até mesmo as doenças mais devastadoras podem ocultar uma beleza surpreendente sob as lentes do microscópio.

A patologista Christine Iacobuzio-Donahue, da Universidade Johns Hopkins, diz ter ficado emocionada ao se deparar com as imagens de um tumor na próstata. Ela conta que as formas e cores das células lhe lembravam obras de arte moderna penduradas em galerias de arte.

Leia:
Concurso premia imagens incríveis da vida no microscópio
Professor fotografa e investiga formatos intrigantes de flocos de neve
Cientistas 'encolhem' foto da 'Playboy' para tamanho de fio de cabelo

Ela uniu-se ao médico especializado em fotografia microscópica Norman Barker para captar imagens de doenças que foram reunidas na obra Hidden Beauty: Exploring the Aesthetics of Medical Science (Beleza Escondida: Explorando a Estética da Ciência Médica, em tradução livre)

Entre as imagens destacadas no livro estão as de um folículo capilar envolvido por um câncer de pele e manifestações de cirrose e da doença de Paget, que ataca os ossos.

Leia tudo sobre: fotografiafotosmicroscópiodoençacâncer

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas