Variação de vírus que causa pneumonia pode ser transmitida entre humanos

Por BBC |

compartilhe

Tamanho do texto

OMS expressou preocupação com alguns focos de casos do novo coronavírus e com seu potencial de proliferação

BBC

É provável que uma nova variação do coronavírus (NCoV), que provoca pneumonia, seja transmitida pelo contato próximo entre humanos, informou neste domingo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O anúncio ocorre depois que o Ministério da Saúde da França confirmou um segundo caso de contaminação pelo vírus - provavelmente transmitido de um indivíduo a outro.

TViG: China registra 14ª morte causada por novo vírus da gripe aviária

Leia mais: Interior de São Paulo já tem duas mortes por gripe A H1N1

Autoridades da Árabia Saudita afirmam que mais duas pessoas morreram por conta do mesmo vírus, que pode levar também à falência renal.

Reuters
Há casos confirmados de contaminação pelo coronavírus na Europa e no Oriente Médio

A OMS expressou preocupação com alguns focos de casos do novo coronavírus e com seu potencial de proliferação. Desde 2012, houve 33 casos confirmados na Europa e no Oriente Médio, com 18 mortes, segundo uma atualização recente da organização.

Foram detectadas contaminações na Arábia Saudita e na Jordânia, que se espalharam para Alemanha, França e Reino Unido.

"A maior preocupação é com o fato de diferentes focos em diferentes países confirmarem a hipótese de transmissão de pessoa para pessoa em caso de contato próximo", informou a OMS neste domingo. "Esse padrão de transmissão entre indivíduos está limitada a alguns pequenos focos e, por enquanto, não há indícios de que o vírus tenha a capacidade de sustentar uma transmissão generalizada entre comunidades."

Casos

O segundo caso do tipo na França é o de um homem de 50 anos, que dividiu um quarto de hospital com um homem de 65 anos que adoeceu do vírus após voltar de Dubai. "Os dois pacientes testaram positivo para o vírus", disse o Ministério da Saúde. Ambos estão sendo tratados em uma área isolada de um hospital em Valenciennes, norte da França.

E a Arábia Saudita diz que, dos 24 casos do coronavírus diagnosticados no último ano no país, 15 resultaram em morte.

Na Grã-Bretanha, um paciente morreu em fevereiro depois que três membros de sua família foram infectados. Acredita-se que a família tenha sido contaminada durante uma viagem ao Oriente Médio e ao Paquistão.

O novo coronavírus é da mesma família de vírus que causou uma epidemia de síndrome respitarória aguda grave (SARS) a partir da Ásia em 2003. Ainda assim, são vírus diferentes, ressalta a OMS.

O coronavírus causa infecções respiratórias em humanos e animais, mas ainda não se sabe se a nova versão é uma mutação ou se a infecção foi transmitida de animais para humanos.

Leia tudo sobre: coronavírusfrança

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas