Veja imagens do eclipse que criou 'anel de fogo' no céu da Austrália

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Durante o fenômeno, Lua ofuscou a maior parte do Sol, deixando apenas um anel de luz

O eclipse solar pode ser visto na Austrália. Foto: ReutersFoto mostra imagem de eclipse solar tirada em telescópio em frente ao  Observatory Hill, em Sidney, Austrália, nesta sexta-feira. Foto: ReutersAustralianos usaram óculos de proteção para acompanhar fenômeno. Foto: ReutersO eclipse também pode ser observado na praia Sanur, em Bali, na Indonésia, nesta sexta (10). Foto: APO alinhamento da Lua entre o Sol e a Terra provocou o fenômeno . Foto: APNa imagem, a cruz de uma igreja de Sydney é sobreposta ao eclipse. Foto: AP

O alinhamento entre a Lua o Sol e a Terra provocou um fenômeno conhecido como eclipse anular que pode ser visto nesta sexta-feira (10), no norte da Austrália. A Lua ofuscou o parcialmente o Sol, deixando apenas um anel de luz, chamado de “anel de fogo”.

O fenômeno durou entre três e seis minutos – dependendo da localização do observador – e durante o pico, a Lua bloqueou 95% do Sol. Um eclipse parcial pode ser visto em outras partes da Austrália, Indonésia, Nova Zelândia e Pacífico Sul.

Leia mais:
Eclipse parcial do Sol é visto na Europa e África do Norte
Veja imagens do eclipse lunar total
Eclipse lunar pode ser acompanhado pela internet
Semana começa com o primeiro eclipse solar de 2011 

Este foi o segundo eclipse solar visível no norte da Austrália nos últimos seis meses. Em novembro, um eclipse solar total deixou parte do país no escuro por alguns minutos em pleno dia.

Veja imagens do último eclipse na Austrália:


Leia tudo sobre: eclipseeclipse solaraustrália

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas