Astronautas sairão da Estação Espacial para selar vazamento de amônia

Por Reuters |

compartilhe

Tamanho do texto

Caminhada espacial acontecerá neste sábado (11) e segundo Nasa, problema técnico não causa risco à tripulação

Reuters

Dois tripulantes da Estação Espacial Internacional devem sair no sábado ao espaço para consertar um vazamento de amônia no sistema de refrigeração de uma das estruturas de energia solar, afirmou a Nasa nesta sexta-feira (10).

Os astronautas notaram na quinta-feira um fluxo constante de pequenos flocos brancos de amônia congelada flutuando a partir do duto de substância refrigerante no lado externo do complexo orbital.

Leia também: 'Astronauta pop' faz sucesso com crônicas da vida no espaço pelo Twitter 

Os gestores da missão analisaram durante a noite as imagens e dados recolhidos e disseram nesta sexta-feira que a saída dos astronautas norte-americanos Chris Cassidy e Tom Marshburn está inicialmente programada para a manhã de sábado.

Em nota, a agência espacial dos Estados Unidos disse que o vazamento não causa risco à tripulação, nem afeta as operações normais da estação.

Os técnicos estão redirecionando os circuitos elétricos da estação para que não haja interrupções de energia na hora do conserto do conjunto de painéis solares onde está o vazamento - um dos oito que abastecem o complexo.

A amônia é usada para refrigerar os sistemas de energia que operam os painéis solares, que fornecem eletricidade à estação. Cada um dos oito painéis tem seu próprio sistema independente de refrigeração.

Leia tudo sobre: nasaespaçoissestação espacial internacional

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas