Dinossauros se mexiam nos ovos como as aves modernas

Por iG São Paulo |

Tamanho do texto

Análise de embriões fossilizados de dinossauros deu aos cientistas a melhor oportunidade até agora de saber como estas criaturas se desenvolviam

D. Mazierski
Ilustração faz reconstituição de embrião de dinossauro em ovo, como os encontrados na China

Dinossauros se moviam dentro de seus ovos assim como fazem os embriões de aves modernas. A descoberta só foi possível graças aos recém-achados embriões fossilizados de dinossauros em escavações na China. Os fósseis de 190 milhões de anos estão dando aos cientistas a melhor oportunidade até agora de saber como estas criaturas se desenvolviam.

As escavações revelaram 200 fósseis de diferentes indivíduos em diferentes estágios do desenvolvimento embrionário. Os ovos eram de Lufengosaurus, dinossauro herbívoro e de pescoço comprido conhecido por seu tamanho gigantesco – adultos chegavam a atingir nove metros de altura. A descoberta de embriões de dinossauros é algo raro. Normalmente acha-se apenas um ninho ou parte de um ninho, o que dá pistas apenas de uma fase do desenvolvimento embrionário.

Estudo diz que reprodução por ovos causou extinção de dinossauros
Descoberta de fóssil grávido revela mistério dos plesiossauros
Mais antigos fósseis de embriões de répteis são descobertos no Brasil

“Nós estamos abrindo uma nova janela sobre a vida dos dinossauros”, disse o paleontólogo da Universidade de Toronto, Robert Reisz, que liderou a equipe internacional nas escavações na China. “Esta é a primeira vez que podemos traçar o crescimento embrionário dos dinossauros de como eles se desenvolviam. Nossas descobertas terão impacto na compreensão da biologia destes animais”, disse.

A equipe descobriu, por exemplo, que o fêmur dos embriões se remodelava conforme a posição dos embriões nos ovos. A análise da anatomia dos ossos e da estrutura interna mostra que eles contraíam ou relaxavam o tecido ósseo, os músculos desempenhavam um papel ativo, alterando a forma do fémur. “Isto sugere que os dinossauros, assim como os pássaros modernos se mexiam dentro dos ovos”, disse Reisz. “Esta é a primeira prova de tal movimento em um dinossauro”.

Leia tudo sobre: dinossauropaleontologia