Segredo da longevidade está no cafezinho

Por The New York Times |

compartilhe

Tamanho do texto

Estudo feito em ilha grega, conhecida por moradores terem expectativa de vida elevada, mostrou que café fervido parece ter substâncias antioxidantes e ser positivo para o endotélio

Getty Images
Padre ortodoxo toma café com sua família na ilha de Ikaria, Grécia

As pessoas que vivem na ilha grega de Ikaria são conhecidas por terem uma expectativa de vida extremamente elevada, e pesquisadores as vêm estudando com atenção para saber o por quê. Agora, um novo relatório sugere que uma razão para isso pode ser o café que elas bebem.

"Esse café fervido parece gerar substâncias antioxidantes", disse Gerasimos Siasos, professor da Escola Médica da Universidade de Atenas e um dos autores do estudo que aparece no periódico Vascular Medicine.

Ele e seus colegas descobriram que os habitantes mais velhos da ilha que bebiam café fervido apresentavam um endotélio com melhor funcionamento – a camada de células que revestem a parte interna dos vasos sanguíneos.

Leia mais:
Segredo da longevidade está nos genes, diz estudo
Cientistas sequenciam DNA de mulher que viveu até os 115 anos
Cientistas conseguem fórmula de rejuvenescimento celular
Viver no espaço pode retardar envelhecimento, aponta estudo

"Quando há disfunção aqui, as artérias se tornam mais rígidas e temos ataques cardíacos e oclusões arteriais", disse Siasos, que fez a pesquisa com seu colega Dr. Christodoulos Stefanadis.

É claro que o café é apenas um fator. "Isso tem a ver com seu modo de vida", disse Siasos. "As pessoas dormem mais de oito horas por noite, há uma maior socialização, e eles têm muito menos estresse do que as pessoas em Atenas."

Os habitantes da ilha também fazem uma dieta mediterrânea, que inclui muitas frutas, vegetais, azeite de oliva e peixes. A maioria cochila todos os dias e também caminha e faz jardinagem regularmente, disse Siasos.

Os pesquisadores vão viajar para Ikaria no próximo verão para estudar como a água, os minerais e a qualidade do ar da ilha também podem estar contribuindo para a longevidade.

Leia tudo sobre: longevidadecafécentenários

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas