Análise do hálito pode se tornar ferramenta no diagnóstico de doenças

Por Maria Fernanda Ziegler - iG São Paulo |

Tamanho do texto

Estudo mostrou que hálito além de conter marcas únicas de cada pessoa, também carrega informações importantes sobre o metabolismo

Pesquisadores comprovaram que o ar exalado pode servir como forma de identificar as pessoas

Pesquisadores suíços descobriram que o ar exalado pelos pulmões pode ser uma espécie de nova impressão digital, com marcas únicas em cada pessoa. O estudo da equipe do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça também afirma que além destas marcas que permitem a identificação das pessoas, há ainda uma variação de substâncias no hálito ao longo do dia que pode servir como uma ferramenta para o diagnóstico de doenças.

O químico Renato Zenobi, um dos autores do estudo publicado no periódico científico PLoS ONE explica que a análise dos componentes do hálito pode conter informações sobre a saúde do paciente. “O ar expirado, além dos compostos N2, O2, CO2, H2O, possui pequenas moléculas semivoláteis chamadas de metabólitos, que são produto do metabolismo”, disse ao iG. Vale ressaltar que nenhum dos voluntários era fumante e todos seguiram uma dieta normal durante o período que as amostras foram coletadas.

Estudos anteriores feitos com cães mostraram que os animais conseguem identificar pacientes com câncer de pulmão e também a ocorrência de câncer de intestino a partir do olfato apurado. “Cães sabem muito bem como fazer isso, mas como eles nunca vão nos contar quais compostos eles cheiram, é melhor estudarmos por nós mesmo”, disse Zenobi.