Panda gigante é inseminado artificialmente em zoológico dos EUA

Por Reuters |

compartilhe

Tamanho do texto

Mei Xiang mostrava estar pronta para acasalar, mas acabou não cruzando com seu parceiro no Zoo de Washington

Reuters

AP
Mei Xiang, do Zoológico de Washington: nível de hormônios indicou período de acasalamento

Veterinários do Zoológico Nacional dos Estados Unidos em Washington inseminaram artificialmente a fêmea de panda gigante Mei Xiang neste sábado depois que o acasalamento natural fracassou, disseram mantenedores do zoológico.

Mei Xiang foi posta sob anestesia geral e inseminada com uma combinação de sêmen fresco e sêmen congelado coletado do panda gigante macho do zoológico Tian Tian. Os cientistas planejam uma secunda inseminação ainda neste sábado.

Leia: Canadá importa casal de pandas da China 

Vaterinários detectaram um aumento no nível hormonal na terça-feira, indicando que Mei Xiang estava pronta para acasalar, mas disseram que "nenhum cruzamento competente" havia ocorrido entre o par de pandas.

Leia mais:
Análise de hormônios explica dificuldade para reprodução dos pandas
Técnica torna programas de reprodução de pandas em cativeiro mais eficientes
Sete filhotes de panda são fotografados juntos pela primeira vez 

"Estamos esperançosos de que nossos esforços de reprodução serão bem sucedidos este ano e somos encorajados pelos dados hormonais e de comportamento que temos visto até agora", disse Dave Wildt, diretor do Centro de Sobrevivência de Espécies no Instituto de Conservação Biológica Smithsonian.

Cientistas vão continuar a monitorar os níveis hormonais de Mei Xiang pelos próximos meses e a conduzir ultrasons para determinar se ela está grávida. Uma gravidez dura entre 95 e 160 dias, disseram eles.

Mei Xiang já deu a luz a dois filhotes. Um morreu na primeira semana após o parto no ano passado. O outro nasceu em 2005 e se encontra no Centro de Pesquisa e Conservação para o Panda Gigante da China, em Wolong.

Leia tudo sobre: panda giganteestados unidoseua

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas