Fotógrafo revela cores e desenhos em detalhes de aranhas saltadoras

Por BBC |

compartilhe

Tamanho do texto

Especialista em macrofotografia Thomas Shahan capturou closes de animais no Estado americano do Arizona

BBC

Pesquisadoras investigaram adaptações de comunicação das aranhas, inclusive aquelas ligadas à seleção sexual. Na imagem a aranha 'Habronattus virgulatus'. Foto:  Thomas ShahanAs aranhas saltadoras muitas vezes seguem complexos rituais de acasalamento, que envolvem movimentos rápidos das pernas e dos pedidalpos ou palpos. Shahan descreve o processo como sendo ''complexas danças'', como o da 'Habronattus pugilis', mostrada ao lado. Uma coisa ''muito selvagem'', diz o fotógrafo. Foto:  Thomas ShahanUma série de aranhas como a fêmea exibida acima foram recolhidas nas montanhas de Santa Rita, nos EUA. As imagens de Shahan foram feitas usando uma Pentax K-x, tubos de extensão e uma lente invertida de 50 milímetros.. Foto:  Thomas ShahanPesquisas genéticas adicionais serão necessárias para determinar se a aranha é um híbrido irregular ou uma espécie nova. Shahan comenta que "a verdadeira emoção vem não apenas do registro do seu comportamento, mas de observar a imensa variedade e beleza de suas marcas faciais.". Foto:  Thomas ShahanEncontrar as pequenas aranhas não foi uma tarefa fácil. De acordo com Shahan, "estas aranhas são muito difíceis de detectar. Elas costumam ter manchas marrons e pretas e costumam ficar em áreas arenosas e rochosas, o que faz com que sejam quase invisíveis''. Foto:  Thomas ShahanO fotógrafo comenta que considera ''as aranhas saltadoras uma fonte para gerar admiração pelas aranhas, já que são animais coloridos, ornamentados e belos que fazem com que muitos as considerem atraentes. Eu amo as salticids - e simplesmente quero que mais pessoas as amem também.". Foto:  Thomas Shahan

O fotógrafo americano Thomas Shahan é um especialista em macrofotografia, técnica que usa lentes especiais para registrar detalhes que não são vistos a olho nu.

A técnica permitiu que o fotógrafo capturasse nuances de aranhas saltadoras do Estado americano do Arizona.

Leia mais: 
Espécie de vespa paralisa aranha venenosa na Austrália
Vídeo: Cinegrafistas mostram como aranha captura presa
Pesquisadores descobrem como aranha respira embaixo d'água
Saiba como identificar os animais peçonhentos mais perigosos

"A verdadeira emoção vem não apenas do registro dos seus comportamentos, mas de observar a imensa variedade e beleza de suas marcas faciais."

As saltadoras registradas por ele representaram um desafio extra, já que muitas tem seus corpos cobertos por manchas pretas e marrons e vivem em terrenos arenoso e rochosos, fazendo com que elas se tornassem quase ''invisíveis''.

Shahan se disse particularmente fascinado com o ritual de acasalamento desses animais, que ele descreve como ''complexas danças''.

Leia tudo sobre: fotfotosanimaisaranhasinsetos

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas