Papagaio usa agasalhos de lã na Grã-Bretanha

Por BBC | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Pássaro abandonado por seus donos havia arrancado suas penas por causa de estresse e recebeu roupinhas para não passar frio. Agora, não quer mais ficar sem elas

BBC

Caters
Charlie com seu agasalho de lã: caso dele é único e outros pássaros podem não aceitar roupinhas

Na Grã-Bretanha, um papagaio abandonado que havia arrancado a maioria de suas próprias penas adotou minipulôveres de lã tricotados para protegê-lo do frio e agora se recusa a ficar sem eles.

O papagaio Charlie foi resgatado pela ONG britânica Safehaven, quando parecia, segundo alguns relatos, "uma galinha pronta para ir ao forno".

Os papagaios costumam arrancar as próprias penas em situações de estresse.

Um veterinário sugeriu que ele fosse sacrificado, mas uma das coordenadoras da ONG, Rebecca Blagg, o adotou e tricotou os pulôveres para mantê-lo aquecido.

"Ele tem um verde, um azul e mais dois marrons, que ele troca uma vez por semana", conta Rebecca. "Eles têm grandes aberturas nas asas, para não restringir seus movimentos."

"Se tiramos o pulôver dele, ele fica muito bravo. Começa a andar de um lado para o outro, grita, fica muito agitado. Então paramos de tentar tirar (com frequência)", diz.

'Caso único'

Segundo ela, ao ser resgatado, em 2007, Charlie estava tão fraco que mal conseguia ficar em pé.

"Ele estava tão frio, sem as penas, que tremia. Eu precisava fazer algo. Tricotar é meu forte, mas nunca havia tricotado para um papagaio antes", diz.

Leia:
Radiação solar está queimando a pele de baleias
Papagaios cinzentos pensam de forma lógica como crianças de 3 anos
Papagaios fujões ensinam pássaros selvagens a falar, dizem naturalistas

A fundadora da ONG Safehaven, Christine Forman, adverte que o caso de Charlie é "único", e a solução encontrada para ele não se aplica a qualquer ave.

"Ele é uma exceção, ao se tornar acostumado com os pulôveres e querer ficar com eles", disse à BBC Brasil. "Tentar colocar algo assim em qualquer outro papagaio poderia causar um grande estresse ao animal", afirmou.

Leia tudo sobre: papagaioanimaisavespássarosanimal abandonado

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas