Criado dente a partir de células humanas e de rato

Por BBC |

compartilhe

Tamanho do texto

Usando células-tronco, pesquisadores britânicos combinaram células da gengiva humana com tecidos de cobaia para fazer crescer um dente híbrido

BBC

Cientistas britânicos dizem que estão um passo de ser capazes de substituir dentes perdidos com implantes criados a partir de células-tronco.

Uma equipe de pesquisadores do King's College de Londres combinou as células de tecido gengival humano adulto a outro tipo de células de ratos para crescer um dente.

"As células epiteliais derivadas do tecido gengival humano adulto podem responder a sinais de células mesenquimais dentárias, de modo a permitir a formação de raízes e a coroa e gerar diferentes tipos de células", disse o responsável pelo estudo, Paul Sharpe.

Leia também:
Cientistas fazem pelo humano nascer em camundongo
Cientistas descobrem rato capaz de regenerar tecidos danificados
Cientistas produzem camundongos a partir de células-tronco

"Estas células epiteliais, prontamente disponíveis, são, portanto, uma fonte realista a ser considerada na formação de dentes", acrescentou.

Ao transplantar a combinação de células para camundongos, os pesquisadores foram capazes de fazer crescer um dente híbrido de humano e rato.

Os pesquisadores dizem que esse método poderia eventualmente significar que as dentaduras seriam substituídas por dentes reais, mas alertam que isso pode levar muitos anos.

A pesquisa foi publicada no Journal of Dental Research.

Leia tudo sobre: dentecélulas-tronco

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas