Telescópio espacial Herschel ficará 'cego' em março; veja fotos

Por BBC |

compartilhe

Tamanho do texto

Equipamento da Agência Espacial Europeia está sendo aposentado, mas ajudou a coletar muitas novas informações sobre corpos celestes como galáxias e estrelas

BBC

Acima, nesta foto recente, o Herschel mostra as camadas de gás da Betelgeuse, uma das estrelas mais conhecidas. Foto:  ESA/Herschel/PACS/MESSO Herschel mostrou panoramas de gás e poeira, como o da constelação do Cisne, que é invisível a telescópios óticos. Foto: ESA/Herschel/PACS/SPIRE/HOBYS ConsortiumSeus detectores infravermelhos forneceram informações sobre a formação de estrelas em constelações como a de Serpens. Foto: ESA/Herschel/PACS/SPIRE/HOBYS ConsortiumO telescópio conseguiu estudar a evolução das galáxias. Nesta imagem, de uma pequena área da constelação Ursa Maior, incontáveis galáxias foram registradas. Foto: ESA/SPIRE/HerMES Seu espectrômetro descobriu que o cometa Hartley 2 tinha água e gelo com composição parecida com a dos oceanos da Terra. Foto: ESA/NASA/Herschel/HSSO/JPLAqui, as observações do Herschel (em laranja) da galáxia de Andrômeda estão combinadas com as do telescópio Newton XMM (em azul). Foto: ESA/SPIRE/PACS/HELGA/EPIC/OMAcima, o RCW 120, uma bolha de gás e poeira no espaço, em volta de uma grande estrela. Foto: ESA/SPIRE/PACS/HOBYS O Herschel descobriu para uma 'fita' retorcida de gás frio e poeira na Via Láctea, com mais de 600 anos-luz de comprimento. Foto: ESA/NASA/JPL-Caltech/Hi-GAL


O telescópio espacial da Agência Espacial Europeia (na sigla em inglês, ESA) Herschel deve encerrar suas operações em março depois de conseguir reunir um vasto catálogo de imagens do espaço.

Veja: Imagens do espaço 

O Herschel será lembrado pelas imagens impressionantes de grandes panoramas de gás e poeira, mostrando nuvens e filamentos invisíveis a telescópios óticos como o Hubble.

O equipamento de 1 bilhão de euros emprega detectores especiais que precisam ser mantidos em temperaturas excepcionalmente baixas. Mas o gás hélio que move o refrigerador se esgotará em algumas semanas, o que deixará o telescópio 'cego'.

Leia também:
Novo telescópio de raios-X revela imagem inédita de buracos negros
Telescópio capta imagem de berçário de estrelas
Hubble produz imagem detalhada do universo distante
Telescópio encontra moléculas de oxigênio no espaço

Com seus detectores infravermelhos, o Herschel conseguiu captar imagens inéditas e fornecer novas informações sobre locais e corpos celestes conhecidos e sobre processos de formação de estrelas e evolução das galáxias.

O Herschel tinha um espectrômetro capaz de decifrar a química de regiões do espaço.

Leia tudo sobre: espaçoherschelestrelasgaláxiasesatelescópio

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas