Telescópio espacial Herschel ficará 'cego' em março; veja fotos

Por BBC |

Tamanho do texto

Equipamento da Agência Espacial Europeia está sendo aposentado, mas ajudou a coletar muitas novas informações sobre corpos celestes como galáxias e estrelas

Acima, nesta foto recente, o Herschel mostra as camadas de gás da Betelgeuse, uma das estrelas mais conhecidas. Foto:  ESA/Herschel/PACS/MESSO Herschel mostrou panoramas de gás e poeira, como o da constelação do Cisne, que é invisível a telescópios óticos. Foto: ESA/Herschel/PACS/SPIRE/HOBYS ConsortiumSeus detectores infravermelhos forneceram informações sobre a formação de estrelas em constelações como a de Serpens. Foto: ESA/Herschel/PACS/SPIRE/HOBYS ConsortiumO telescópio conseguiu estudar a evolução das galáxias. Nesta imagem, de uma pequena área da constelação Ursa Maior, incontáveis galáxias foram registradas. Foto: ESA/SPIRE/HerMES Seu espectrômetro descobriu que o cometa Hartley 2 tinha água e gelo com composição parecida com a dos oceanos da Terra. Foto: ESA/NASA/Herschel/HSSO/JPLAqui, as observações do Herschel (em laranja) da galáxia de Andrômeda estão combinadas com as do telescópio Newton XMM (em azul). Foto: ESA/SPIRE/PACS/HELGA/EPIC/OMAcima, o RCW 120, uma bolha de gás e poeira no espaço, em volta de uma grande estrela. Foto: ESA/SPIRE/PACS/HOBYS O Herschel descobriu para uma 'fita' retorcida de gás frio e poeira na Via Láctea, com mais de 600 anos-luz de comprimento. Foto: ESA/NASA/JPL-Caltech/Hi-GAL

O telescópio espacial da Agência Espacial Europeia (na sigla em inglês, ESA) Herschel deve encerrar suas operações em março depois de conseguir reunir um vasto catálogo de imagens do espaço.

Veja: Imagens do espaço

O Herschel será lembrado pelas imagens impressionantes de grandes panoramas de gás e poeira, mostrando nuvens e filamentos invisíveis a telescópios óticos como o Hubble.

O equipamento de 1 bilhão de euros emprega detectores especiais que precisam ser mantidos em temperaturas excepcionalmente baixas. Mas o gás hélio que move o refrigerador se esgotará em algumas semanas, o que deixará o telescópio 'cego'.