Russos dizem ter achado nova forma de vida sob gelo da Antártida

Por Reuters |

Tamanho do texto

Perfuração do lago Vostok encontrou DNA de bactéria que não é de nenhuma espécie conhecida até agora

O príncipe Albert, de Mônaco (3ºE) posa com cientistas perto do centro de pesquisas no lago Vostok em fev/2012

Cientistas russos acreditam ter descoberto novas formas de vida isoladas há milhões de anos em um lago subglacial, abaixo da cobertura de gelo da Antártida, disse a agência de notícias RIA na quinta-feira (7).

Após mais de uma década de perfuração intermitente, a Rússia atravessou no ano passado a crosta congelada da Antártida e recolheu amostras da água de um vasto lago que permaneceu intocado durante pelo menos 14 milhões de anos.

Os cientistas dizem que a escuridão gelada do lago Vostok, sob cerca de 3.700 metros de gelo, pode revelar como era o planeta antes da Era do Gelo, e dar pistas sobre a vida em outros planetas.

"Após excluir todos os contaminantes conhecidos, foi achado DNA bacteriano que não bate com o de nenhuma espécie conhecida nas bases de dados mundiais", disse à RIA Sergei Bulat, do Instituto de Física Nuclear de São Petersburgo.

"Se (essas bactérias) tivessem sido achadas em Marte, então sem dúvida teríamos dito que há vida em Marte - mas este é o DNA da Terra", disse ele. "Estamos chamando essa forma de vida de não-identificada e não-classificada",

Cientistas dos EUA e Grã-Bretanha também participam da corrida para tentar descobrir vida nos ambientes mais extremos da Terra. Neste ano, uma expedição norte-americana disse ter encontrado microscópicas células vivas em amostras recolhidas de outro lago subglacial, o menos profundo Whillans. Novos estudos ainda estão sendo feitos para determinar que bactérias são essas e como elas vivem.

Uma iniciativa britânica para alcançar um terceiro lago, o Ellsworth, foi cancelada em dezembro, por problemas na perfuração.

A vida nas profundezas geladas pode revelar se é possível haver vida nas condições extremas de Marte ou de Europa, uma lua de Júpiter.

A descoberta russa veio com a análise da água que congelou na ponta da perfuratriz usada para alcançar o Vostok - maior de uma rede de centenas de lagos sob a camada de gelo que funciona como um cobertor, retendo a energia geotérmica.

Bulat e outros membros da missão antártica russa não foram localizados na quinta-feira pela Reuters para comentar.