Cápsula Dragon chega à Estação Espacial

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Após problemas no lançamento, cápsula de carga se acopla à ISS carregando suprimentos para a tripulação

AP/Nasa
Imagem da Nasa TV mostra cápsula Dragon acoplada à Estação Espacial Espacial no domingo (3/3)

A cápsula Dragon, da empresa SpaceX, se acoplou à Estação Espacial neste domingo (3), um dia após o previsto, por causa de problemas nos propulsores durante seu lançamento, na sexta-feira.

A SpaceX, fundada pelo criador do Paypal Elon Musk, precisou lidar com uma válvula presa que impediu o funcionamento dos propulsores. Os controladores de voo precisaram de várias horas para retomar o controle da nave e salvar a missão.

Leia: Cápsula espacial comercial apresenta problemas após lançamento

Mas no fim, a Dragon conseguiu se aproximar da ISS com sua carga de uma tonelada, e tudo aconteceu de acordo com o programado.

A cápsula trouxe à estação sementes usadas em pesquisas científicas, células-tronoc de ratos, comida, roupas, sacos de lixo, equipamentos diversos, baterias e um mimo: frutas frescas. Ela deverá permanecer acoplada à ISS por quase todo o mês antes de voltar à Terra com amostras de experimentos, embalagens de comida e equipamentos obsoletos.

O contrato da SpaceX com a Nasa é de US$ 1,6 bilhão (cerca de 3,2 bilhões de reais) para 12 viagens à ISS; esta foi a segunda, a primeira em que foram detectados problemas. A empresa prometeu uma investigação rigorosa para descobrir a origem do bloqueio aos propulsores, porque se eles não fossem ativados, toda a missão teria sido perdida.

(Com informações da AP)

Leia tudo sobre: dragonissnasavoo espacial comercial

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas