Moscas-das-frutas dão álcool como medicamento para a prole

Por Maria Fernanda Ziegler - iG São Paulo | - Atualizada às

Tamanho do texto

Cientistas descobriram que fêmeas depositam os ovos em um ambiente alcoólico para proteger descendentes de vespas parasitas

Mosca-da- fruta deposita ovos em uma folha

A mosca-da-fruta (Drosophila melanogaster) tem uma relação muito próxima com o álcool liberado pelos alimentos. Cientistas descobriram que as fêmeas deixam os ovos em uma solução alcoólica para proteger a prole do ataque de vespas parasitas. Este tipo de medicamento somado ao fato divulgado em um estudo anterior de que machos rejeitados tendem beber mais álcool torna a espécie uma das mais tolerantes à substância.

A equipe de pesquisadores havia demonstrado anteriormente que as larvas da mosca-da-fruta consomem grande quantidade de álcool tóxico quando são infectadas por parasitas. Porém, com o novo estudo foi possível descobrir que o álcool usado para combater as vespas tinha um componente passado de geração em geração – as fêmeas expunham as larvas à substância cada vez que uma ameaça surgisse.