Paraquedista que saltou da estratosfera foi ainda mais rápido que o previsto

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

De acordo com os dados oficiais, divulgados nesta segunda (4), Felix Baumgartner atingiu 1.357 km/h, o equivalente a 1,25 vezes a velocidade do som

AP
Austríaco Felix Baumgartner deixa cápsula e faz salto da estratosfera (14/10)

O paraquedista Felix Baumgartner foi ainda mais rápido que o planejado quando saltou da estratosfera, a 37 quilômetros de altura. De acordo com os números oficiais publicados nesta segunda-feira (4), o paraquedista austríaco atingiu 1.357 km/h, o que equivale a 1,25 vezes a velocidade do som.

Leia mais: 
Felix Baumgartner faz salto da estratosfera
Paraquedista achou que perderia consciência durante queda livre

A velocidade máxima havia sido prevista em outubro do ano passado para 1.342 km/h, ou 1,24 vezes a velocidade do som. De qualquer forma, ele já seria o primeiro homem a quebrar a barreira do som com o próprio corpo, sem estar em um veículo especial.

Baumgartner, de 43 anos, permaneceu em velocidade supersônica por meio minuto, durante o salto que fez em 14 de outubro do ano passado sobre o deserto do Novo México, nos Estados Unidos. A frequência cardíaca do paraquedista foi de 185 batimentos por minuto e sua respiração permaneceu estável. A frequência cardíaca é um pouco mais que o esperado para uma pessoa da idade de Felix durante uma atividade física moderada - entre 123 e 159 batimentos por minuto.

Baumgartner saltou de 39.044 metros de altura, e chegou a 1.342 quilômetros por hora antes de abrir os paraquedas. Foto: APApós pousar em solo, Felix Baumgartner (e) comemora salto com Art Thompson, diretor técnico de projeto. Foto: APFelix Baumgartner momentos antes do salto. Foto: DivulgaçãoBaumgartner  abre porta da cápsula a 39 mil metros de altura. Foto: ReproduçãoBaumgartner  realiza salto em queda livre mais alto da história. Foto: DivulgaçãoMãe de Felix, Eva Baumgartner (c) acompanha salto em Roswell, Novo México. Foto: APJá na cápsula, Felix se comunica com o centro de controle da missão em Roswell, Novo México. . Foto: APO paraquedista se prepara para entrar na cápsula na manhã deste domingo (14). Foto: APBalão de 0,002 cm de espessura poderia se rasgar caso houvesse vento muito forte. Foto: APPor causa do mau tempo, salto foi abortado no dia 9 de outubro. Foto: APFelix Baumgartner  permanece na cápsula durante preparação para o voo.Minutos depois, missão foi abortada por causa do vento (06/10/2012). Foto: APEm 25 de julho,o balão de hélio levou o paraquedista para seu segundo salto. Foto: APNa imagem, Felix Baumgartner se prepara para o primeiro salto em 15 de março. Foto: APParaquedista Felix Baumgartner segundos antes do salto em março. Foto: Divulgação


(Com informações da AP)

Leia tudo sobre: saltoqueda livreestratosfera

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas