Países com alto consumo de leite ganham mais prêmios Nobel, diz estudo

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Estudo comparou consumo per capita de leite e derivados do leite com número de vencedores da premiação científica de diversos países

Getty Images
Leite e biscoito de chocolate: lanche perfeito para quem quer conquistar o Nobel

Nações que consomem muito leite e derivados do leite tendem a ter mais prêmios Nobel na população, concluiram cientistas britânicos em um artigo, publicado nesta segunda-feira (14) no periódico científico Practical Neurology.

A relação entre nutrição e produção científica já foi objeto de estudo de uma pesquisa publicada no ano passado, que mostrava uma forte associação entre nutri países com alto consumo de chocolate e o número de laureados. O estudo especulava que os flavonoides contidos no chocolate poderiam estar por trás destes resultados.

Leia mais: Estudo afirma que país que consome mais chocolate ganha mais Prêmios Nobel

Como o chocolate costuma conter leite, os pesquisadores do Gloucester Royal Hospital, da Inglaterra, resolver analisar dados de 2007 sobre o consumo per capita de leite em 22 países para descobrir se o consumo apenas do leite explicaria os resultados do estudo anterior.

Conheça a história do prêmio Nobel

A Suécia é o país com maior numero de laureados – 33 ao todo - e população de 10 milhões de pessoas. No país, o consumo per capita de leite e de derivados do leite é de 350 quilos por ano. Já a Suíça tem consumo de 300 kg por ano e 32 laureados.

No fim da tabela, está a China com o menor número de premiados em relação à população e também o menor consumo per capita de leite, cerca de 25 quilos por ano.

Chocolate quente
O ponto fora da curva parece ser a Finlândia, que consome 350 quilos por ano e não está bem colocado na lista de países com maior número de vencedores do Nobel.

No entanto há um argumento biológico plausível para explicar a relação entre consumo de leite e número de prêmios Nobel: o leite é rico em vitamina D, que está associadoà melhoria das capacidades cognitivas.

Leia mais:
Chinês Mo Yan ganha Nobel de Literatura 2012
Nobel de Química 2012 vai para estudos sobre receptores de célula
Nobel de Física 2012 vai para estudos de controle de partículas quânticas
Nobel de Medicina 2012 vai para a descoberta de reprogramação de células

“Portanto, para melhorar as chances de vencer o prêmio Nobel você deveria não só comer mais chocolate e beber mais leite, ou usar da sinergia do chocolate quente”, afirmaram os autores do estudo que destacaram ter conflitos de interesse, que incluem a tendência de tomar leite com cereal e café, e comer chocolate em qualquer oportunidade.

Leia tudo sobre: nobelleitechocolate

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas