Orcas foram libertadas de bloco de gelo no norte do Canadá

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Animais precisaram se revezar para respirar; autoridades chegaram a planejar operação de resgate que contava navio-quebra gelo e perfuradora, mas gelo se derreteu naturalmente

AP
Acredita-se que orcas ficaram presas entre bloco de gelo por dois dias, pelo menos

As orcas que estavam presas embaixo do gelo que se formou na superfície do mar na baia Hudson, no norte do Canadá, foram libertadas após o derretimento do bloco de água congelada que o prendia. A situação colocava em risco a vida das orcas e fez com que autoridades canadenses chegassem a planejar uma operação de resgate que envolvia um navio quebra-gelo e perfuradoras para que os animais conseguissem escapar.

Veja vídeo: Orcas presas no gelo se revezam para respirar no Canadá

Moradores da cidade de Inukjuak afirmaram que, confinadas, as orcas se revezaram para chegar até a superfície e respirar. Autoridades afirmam que a mudança de vento pode ter empurrado o gelo para fora. Porém, permanece a preocupação de que o grupo de orcas seja preso novamente pelo gelo flutuante. A cidade de Inukjuak, a cerca de 1.500 quilômetros ao norte de Montreal, alugou um avião para fazer a varredura do região à procura de mais cetáceos.

Leia também:
Mães orcas mimam filhotes machos até a vida adulta
Orcas da Antártida trabalham em grupo para capturar foca
Orca branca adulta é vista 'pela primeira vez' na natureza 

Moradores afirmam que os animais ficaram presos por dois dias, pelo menos. Uma baixa inesperada na temperatura aparentemente pegou as orcas de surpresa, deixando-as presas. Os animais encurralados foram vistos pela primeira vez na terça-feira e na quarta já pareciam estar cansados.

(Com informações da AP)

Leia tudo sobre: orcacetáceo

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas