Cientistas reconstroem em 3D mecanismo estrutural usado por pássaros cantores

Por iG São Paulo |

Tamanho do texto

Pássaros conseguem entoar notas de maneira muito rápida enquanto estão em movimento e assim como os humanos, aprendem a vocalizar por imitação

Aves podem ter controle preciso sobre a o órgão responsável pela vocalização. Na imagem, passarinhos diamante mandarim

Pesquisadores conseguiram reproduzir em imagens 3D o mecanismo anatômico que faz com que os pássaros consigam cantar. Para isto foram necessárias várias imagens de ressonância magnética e de tomografia do diamante mandarim (Taeniopygia guttata). O estudo preenche uma antiga lacuna, pois apesar de grandes avanços na descoberta do controle neural do canto dos pássaros, a estrutura corporal que gera o canto dos pássaros era ainda pouco conhecida.

A equipe internacional de pesquisadores gerou modelos interativos 3D do esqueleto, órgãos, cartilagens e músculos relacionados com a produção de som. Esses modelos mostram em detalhes o delicado equilíbrio entre força e leveza dos ossos e cartilagens necessários para apoiar e alterar as membranas vibratórias do órgão responsável pela vocalização, o chamado siringe.

Estudando as mais incríveis máquinas voadoras: os pássaros
Dupla de pássaros consegue sincronizar canto
Estrutura óssea protege cérebro do pica-pau de lesões
Papagaios fujões ensinam pássaros selvagens a falar, dizem naturalistas

"Este estudo fornece a base para analisar a micromecânica e os controles neurais e musculares da siringe. Por exemplo, nós descrevemos uma estrutura cartilaginosa que permite ao diamante mandarim o controle com precisão de suas canções por frequência de som e volume” disse em comunicado Coen Elemans, pesquisador da Universidade do Sul da Dinamarca e autor do estudo publicado no periódico científico BMC Biology.

Pesquisadores criaram modelo em eD da estrutura que permite os pássaros cantarem

O que mais intrigava os pesquisadores era o fato de muitas notas serem entoadas rapidamente pelos pássaros mesmo quando eles estão em movimento constante. “Imagine uma orquestra de músicos tocando instrumentos enquanto eles dançam. Queria saber como os pássaros conseguem fazer isto”, disse Elemans.

Assim como os humanos, os pássaros aprendem a vocalizar por imitação. Como o canto é usado para atrair parceiras e demarcar território, ele é essencial para o sucesso reprodutivo.

As aves têm um controle tão completo e preciso sobre o órgão responsável pela vocalização que em alguns casos são até mesmo capazes de imitar a fala humana. A siringe, órgão localizado no ponto onde a traqueia se divide em dois para mandar ar aos pulmões, executa a mesma função das cordas vocais nos humanos.

Os pesquisadores também encontraram uma nova estrutura, em forma de Y sobre o osso do tórax e que corresponde à forma da siringe e pode ajudar a estabilizar a produção de som.

Tamanho do texto