Professor fotografa e investiga formatos intrigantes de flocos de neve

Kenneth Libbrecht viajou por dez anos pelo mundo fotografando para entender por que em diferentes temperaturas os flocos de neve adquirem formatos variados

BBC Brasil |

BBC

O professor Kenneth Libbrecht estuda ondas gravitacionais no Instituto de Tecnologia da Califórnia. Mas sua grande paixão é entender como diferentes formas de flocos de neve se formam a diferentes temperaturas.

Leia mais: Imagens feitas com microscópio competem pelo voto do público

Libbrecht passou dez anos viajando pelo mundo fotografando flocos de neve. Agora, tem uma coleção de dezenas de milhares de imagens microscópicas.

"Quero saber por que formam-se placas a -2ºC, colunas a -5ºC, mas placas novamente quando a temperatura chega a -15ºC", diz.

Libbrecht afirma que o método de individualizar um cristal de neve para fotografá-lo é o mesmo há anos. "Você deixa o cristal cair sobre ( uma superfície ) negra ou escura. Daí você pega-o com um palito de dente e coloca em uma lâmina de vidro."

O site do professor (www.its.caltech.edu/~atomic/snowcrystals/class/class.htm) traz mais informações sobre a formação dos flocos de neve.


    Leia tudo sobre: neveflocos de nevefotógrafomicroscópio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG