Telescópio Hubble detecta galáxias mais distantes já vistas

Observação de galáxia primitiva formada há mais de 13 bilhões de anos permite que astrônomos conheçam mais sobre as origens do universo

Telescópio Hubble capta imagem de galáxias antigas, incluindo a mais a antiga já vista

O telescópio espacial Hubble detectou galáxias primitivas formadas há mais de 13 bilhões de anos, pouco depois do Big Bang, o que permitiria conhecer mais sobre nossas origens, anunciou a Nasa esta quarta-feira (12).

Veja as últimas imagens do espaço

As observações, efetuadas durante seis semanas em agosto e setembro, permitiram descobrir sete novas galáxias, a mais antiga delas com 13,3 bilhões de anos.

"Foi uma campanha de observação muito ambiciosa, pudemos remontar até 13,3 bilhões de anos, depois do Big Bang. Neste momento, o Universo não tinha mais que 3% de sua idade atual", explicou em uma entrevista coletiva Richard Ellis, astrofísico do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, que participou do estudo.

Telescópio Hubble fotografa galáxia a 13,2 bilhões de anos-luz
Hubble capta evaporação da atmosfera de um planeta distante
Veja mais imagens captadas pelo Hubble
Telescópio capta aglomerado de estrelas dentro de aglomerado
Cientistas querem descobrir história do Universo a partir do estudo de estrelas

"No total foram descobertas sete novas galáxias, a mais antiga data de 380 milhões de anos após o Big Bang", acrescentou Abraham Loeb, do departamento de astronomia da Universidade de Harvard.

"Observar estas primeiras galáxias permite aprender muito sobre as condições dos primeiros momentos após o Big Bang e aprender muitas coisas sobre nossas origens. Estas são as pesquisas arqueológicas mais antigas da que dispomos sobre as origens do Universo", acrescentou.

A idade estimada do Universo é de 13,7 bilhões de anos. Quanto mais longe os cientistas observarem, mais podem aprender sobre o que ocorreu depois do suposto nascimento do cosmos.

A este respeito, o lançamento, dentro de cinco anos, do sucessor do Hubble, o telescópio espacial de raios infravermelhos "James Webb Space/JWST" deveria permitir chegar muito mais longe.

Leia tudo sobre: espaçogaláxiasorigem do universobig banghubble