Nova imagem da Nebulosa Carina marca inauguração do VLT Survey Telescope

Nebulosa é uma enorme maternidade estelar que se situa a cerca de 7500 anos-luz de distância da Terra

iG São Paulo |

ESO
Imagem da nebulosa Carina é captada em grande detalhe pelo VLT Survey Telescope

Uma nova imagem da Nebulosa Carina, uma região de formação estelar, foi capturada pelo VLT Survey Telescope, o mais novo telescópio instalado do Observatório Europeu do Sul. A foto foi divulgada neste mês em comemoração a inauguração do telescópio em Nápoles.

A Nebulosa Carina é uma enorme maternidade estelar que se situa a cerca de 7500 anos-luz de distância da Terra. Esta nuvem de gás e poeira brilhante é uma das regiões de formação estelar mais próximas da Terra e possui várias das estrelas mais brilhantes e de maior massa que se conhecem.

A proeminente cor vermelha que aparece na imagem vem do hidrogênio gasoso que se encontra na nebulosa e que brilha sob a intensa radiação ultravioleta emitida por imensas estrelas jovens e quentes.

Veja outras imagens do espaço

A nebulosa Carina é uma região de formação estelar é uma das mais proeminentes do céu austral, sendo um dos objetos mais frequentemente observados. Foi o tema de muitas imagens anteriores obtidas com os telescópios do ESO. No entanto, a nuvem de gás brilhante é enorme e por isso torna-se difícil estudar mais do que uma pequena parte de uma só vez, com o auxílio dos maiores telescópios. Este fato torna-a o alvo ideal para o VLT Survey Telescope e a sua câmera gigante, a OmegaCAM.

Leia mais:
Novas estrelas ficam cada vez mais raras
Berçário estelar ilumina os restos de estrelas mortas
Astrônomos revelam origem de formas simétricas das nebulosas
Telescópio capta colorido de berçário de estrelas

O VST obtém imagens muito nítidas devido à alta qualidade da sua óptica e ao local excelente onde se encontra. E uma vez que foi concebido para rastreios do céu, possui também um enorme campo de visão, o que lhe permite obter a imagem de quase toda a Nebulosa Carina apenas com uma exposição.

    Leia tudo sobre: fotofotosespaçoeso

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG