Morre aos 89 anos o astrônomo britânico Sir Patrick Moore

Cientista popularizou a astronomia com seu programa de TV na BBC por mais de cinco décadas

iG São Paulo |

AP
O astrônomo e apresentador de TV Sir Patrick Moore morreu neste domingo (9) na Inglaterra

O astrônomo britânico e apresentador de TV Sir Patrick Moore, morreu neste domingo (9) aos 89 anos, em sua casa em Selsey, na costa sul da Inglaterra. A causa da morte não foi divulgada, mas o cientista sofria de problemas cardíacos e estava confinado a uma cadeira de rodas.

Moore era conhecido na Grã-Bretanha por causa de seu programa na BBC "The Sky at Night" (em tradução livre, "O Céu Noturno), que popularizou a astronomia entre gerações de britânicos. Ele apresentou o programa por mais de meio século.

Leia também:
Morre o astrônomo britânico Bernard Lovell
Edwin Hubble: o homem por trás do nome
O verdadeiro amor de Allan R. Sandage eram as estrelas
Morre o "caçador de cometas" Brian Marsden
Menina de 10 anos é a mais jovem descobridora de uma supernova

Um comunicado divulgado por seus colegas e amigos diz que ele ficou hospitalizado por alguns dias na semana passada, quando ficou claro que não havia mais nenhum tratamento disponível para seus problemas de saúde, e seu pedido para passar seus últimos dias em casa foi atendido.

"Ao longo dos últimos anos, Patrick, uma inspiração para gerações de astrônomos, venceu vários episódios de doença e continuou a escrever e trabalhar intensamente, mas desta vez, seu corpo estava fraco demais para combater a infecção que se instalou há algumas semanas," afirma o comunicado, assinado por vários colegas de trabalho e pesquisadores, incluindo o guitarrista do Queen Brian May, que também é astrofísico e escreveu um livro em conjunto com Moore.

May classificou Moore como insubstituível: "Patrick será pranteado por muitos que o consideravam um tio carinhoso, e por todos que amavam a deliciosa perspicácia e clareza de seu texto, ou apreciava sua persona excêntrica na vida pública".

Em seu obituário, o jornal The Daily Telegraph colocou que Moore acreditava ser a única pessoa que conheceu o primeiro homem a voar (Orville Wright), o primeiro homem a ir para o espaço (o russo Yuri Gagarin) e o primeiro homem a chega à Lua (o recém-falecido astronauta Neil Armstrong ).

Moore foi ordenado cavaleiro da Ordem do Império Britânico em 2001 e recentemente comemorou o 55º aniversário de seu programa. Durante todo este tempo, ele perdeu apenas uma exibição, por causa de uma intoxicação alimentar. Moore era conhecido por seu monóculo, suas ocasiões apresentações de xilofone e seu declarado amor por gatos.

Suas dezenas de livros foram escritos com uma máquina de escrever de 1908 que ganhou de presente quando tinha oito anos de idade. Sempre disse que queria ser astronauta e viajar ao espaço, mas que não tinha condições de saúde para isso - brincava que era tão gordo que precisaria de um foguete especial.

(Com informações da AP) 

    Leia tudo sobre: patrick mooreastronomiatvgrã-bretanha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG