Fósseis podem ser os ancestrais mais antigos do panda gigante

Ossada do primeiro urso registrado na Península Ibérica tem semelhanças marcantes com os atuais pandas, que só é encontrado na China

O fóssil da Espanha tem mandíbula semelhante ao panda, único urso atualmente capaz de comer bambu

Fósseis do primeiro urso registrado na Península Ibérica foram descobertos na Espanha, e os pesquisadores acreditam que ele era o mais antigo ancestral do urso panda.

Os pesquisadores encontraram um fóssil de uma mandíbula e dentes, de 11,6 milhões de anos de idade, que possui uma grande semelhança com o panda gigante, que hoje é encontrado somente na China. Pesquisadores da Espanha batizaram o antigo urso de Kretzoiarctos e relataram suas descobertas na edição atual do periódico PLoS One.

"A origem da linhagem podem não ter sido na China, mas nas florestas úmidas da Europa durante Mioceno médio", disse Juan Abella, paleontólogo do Museu Nacional de Ciências Naturais de Madrid e primeiro autor do estudo.