Matemáticos criam a fórmula da árvore de Natal perfeita

Pesquisadores da Universidade de Sheffield divulgaram métodos para calcular número de bolas, comprimento de luzes e fitas e tamanho da estrela

AFP | - Atualizada às

AFP

Getty Images
Matemáticos criam fórmula para decorar a árvore de Natal

Matemáticos deram uma resposta àqueles que discutem como decorar a árvore de Natal perfeita, anunciou esta quinta-feira (6) a Universidade de Sheffield, Grã-Bretanha.

A Sociedade de Matemática da universidade aceitou o desafio de decorar uma árvore de forma que as folhas verdes e o brilho estivessem em proporção harmoniosa, evitando que ficasse sem graça ou espalhafatosa.

Veja o Especial Natal 2012 do iG 

Em sua tentativa, chegaram à seguinte fórmula:

- Número de bolas: extraia a raiz quadrada de 17, divida o resultado por 20 e multiplique pela altura da árvore em centímetros.

- Comprimento do festão (fita decorativa): multiplique 13 por Pi (3,1415), divida o resultado por 8 e então multiplique por 3.

- Comprimento das luzes natalinas: multiplique Pi pela altura da árvore.

- Tamanho (em centímetros) da estrela ou anjo no topo da árvore: divida a altura da árvore por 10.

"Por exemplo, uma árvore de Natal de 180 centímetros (1,8 metro) precisaria de 37 bolas, cerca de 919 centímetros de festão e 565 centímetros de luzes, e seria necessário um anjo ou estrela de 18 centímetros para arrematar a decoração perfeita", destacou a universidade.

Leia também:
Adaptando a matemática para o mundo de hoje
Estudo mostra que matemática pode dar dor de cabeça
Estímulo elétrico no cérebro melhora desempenho em Matemática

Para aqueles que se interessaram na fórmula, mas preferem um jeito mais fácil de descobrir a proporção mais adequada para sua decoração natalina, a universidade disponibiliza uma calculadora fácil de usar.

    Leia tudo sobre: especial natalmatemáticatrigonometrianatal

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG