Satélite da Nasa mostra fotos noturnas inéditas da Terra

Novo equipamento da agência espacial permite detalhamento das imagens do planeta durante a noite. Veja o vídeo

iG São Paulo | - Atualizada às

A Nasa divulgou nesta quarta-feira um conjunto de novas imagens de satélite que mostram a Terra vista de cima à noite. Um novo equipamento ultrasensível de infravermelho, da agência espacial dos Estados Unidos e da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (na sigla em inglês, NOAA), conseguiu capturar a iluminação noturna produzida pela atividade humana, refletida pela atmosfera e até mesmo um diminuto ponto de luz criado por uma embarcação.

As imagens, que foram captadas ao longo de vários meses, foram apresentadas durante a reunião da American Geophysical Union (AGU) em San Francisco, e representam um avanço, pois fornecem dados valiosos sobre eventos não vistos anteriormente. "Pelas mesmas razões que precisamos ver a Terra de dia, precisamos vê-la à noite," disse em comunicado Steve Miller, pesquisador do NOAA. "Ao contrário de nós, a Terra nunca dorme".

Veja  o vídeo: 


Entre as imagens, está a do furacão Sandy, iluminado pela Lua, chegando ao estado de Nova Jersey no noite do dia 29 de outubro, a costa da América do Sul (incluindo o Brasil), aurora na Austrália e as luzes de Londres.

Leia também:
Concurso escolhe as cinco mais belas imagens da Terra vista do espaço
Galeria: a Terra vista de cima
Nasa divulga imagem da Terra em alta resolução

    Leia tudo sobre: satélitenasaterranoiteiluminaçãoluzesfotos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG