Descoberto o dinossauro mais antigo

Análise de fóssil, que faz parte do acervo do Museu de História Natural de Londres há décadas, mostrou que dinossauro viveu há cerca de 245 milhões de anos

Reuters |

©Natural History Museum, London/Mark Witton
Ilustração mostra dinossauro que tinha mais ou menos o tamanho de um cão labrador

Pesquisadores descobriram, nos corredores do Museu de História Natural de Londres, aquele que pode ser o mais antigo dinossauro conhecido.

O misterioso fóssil está há décadas no acervo do museu, e agora identificou-se que ele provavelmente era um dinossauro que viveu há cerca de 245 milhões de anos - 10 a 15 milhões a mais do que qualquer amostra anteriormente descoberta.

A criatura, chamada Nyasasaurus parringtoni , tinha mais ou menos o tamanho de um cão labrador. Ele deve seu nome ao lago Niassa, na África Oriental, e ao cientista Rex Parrington, da Universidade de Cambridge, que recolheu o fóssil próximo ao lago, na década de 1930.

Veja as novas espécies e últimas descobertas sobre os dinossauros

"Foi o caso de olhar para o material com um par de olhos frescos", disse Paul Barrett, do Museu de História Natural, que participou do estudo. "Isso fecha uma lacuna nos registros fósseis e faz recuar a existência dos dinossauros."

Um estudo anterior desse fóssil, na década de 1950, havia sido inconclusivo, segundo Barrett. "Era um mistério sobre o que era... Virou esse animal mítico."