Primeira análise de solo de Marte do Curiosity não traz surpresas

Instrumentos químicos do jipe-robô encontraram vapor de água, cloro e enxofre no solo marciano, mas nada de composto orgânicos

iG São Paulo |

O jipe-robô Curiosity finalizou sua primeira análise química do solo de Marte, e por enquanto, não há sinais de compostos orgânicos (a base de carbono), anunciou nesta segunda-feira (3) um grupo de cientistas da Nasa, responsável pelo projeto.

O robô encontrou água e outros compostos químicos contendo enxofre e cloro na amostra, que incluía rochas e diversos tipos de areia, mas os instrumentos do Curiosity não conseguiram detectar substâncias com carbono que fossem indubitavelmente de origem marciana. Os achados confirmam o que outras missões a Marte já haviam encontrado. Paul Mahaffy, um dos responsáveis pelos instrumentos de análises químicas do robô, garantiu: "Nós vamos continuar procurando". Veja toda a tecnologia do Curiosity.

Leia também:
Curiosity encontra sinais de leito de rio em Marte
Vídeo mostra pouso do Curiosity em tempo real

O cientista-chefe do projeto John Grotzinger, cuja  declaração entusiasmada a uma emissora de rádio dos Estados Unidos levou à especulação que a Nasa tinha encontrado compostos orgânicos , estava entre os cientistas da entrevista coletiva, que aconteceu no início da reunião da American Geophysical Union, em San Francisco. 

Veja as imagens do Curiosity:


(Com informações da AP) 

    Leia tudo sobre: curiositymartenasaespaço

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG