Série de fotos celebradas retrata 'fantasia espacial' africana

Documentário sobre um fracassado programa espacial criado na Zâmbia nos anos 1960 ganha destaque e é indicado a um prêmio alemão de fotografia

BBC |

BBC

O documentário ficcional 'The Afronauts', sobre um fracassado programa espacial criado em Zâmbia nos anos 1960, ganhou destaque ao ser indicado para um prêmio de fotografia alemão. A fotógrafa espanhola Cristina de Middel, autora do projeto, diz que se inspirou em imagens de arquivo documentando as atividades da Academia Nacional de Ciências de Zâmbia e seu programa espacial não-oficial.

Ciência: Veja imagens do espaço

Leia mais:  Nasa confirma presença de gelo em Mercúrio

Por trás desse programa estava o professor escolar Edward Makuka Nkoloso, cujo sonho era superar os EUA e a União Soviética na corrida espacial e lançar uma missão tripulada bem-sucedida. Middel diz que 'The Afronauts' é baseado "na documentação de um sonho impossível, que só existia nas telas". Suas fotos são excêntricas e provocativas. "As imagens são belas, e a história é agradável a princípio, mas é baseada no fato de que ninguém acredita que a África algum dia chegará à Lua", diz ela. "(O projeto) esconde uma sutil crítica à nossa visão de todo o continente e aos nossos preconceitos."

    Leia tudo sobre: áfricaprojeto espacialzâmbia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG