Estudo diz que Grand Canyon teria idade dos dinossauros

Pesquisadora americana afirma que formação geológica tem 70 milhões de anos, contra os seis milhões de anos de idade convencionalmente aceitos

Turistas visitam lado oeste do Grand Canyon: idade do cânion está em debate

O Grand Canyon, situado no estado de Arizona (sudoeste dos Estados Unidos), tem cerca de 70 milhões de anos de idade, e possivelmente dinossauros passearam por seus desfiladeiros e vales. É o que afirma um estudo publicado nesta quinta-feira (29) e que contradiz a informação disponível até o momento.

Há muito tempo os cientistas discutem a idade do imponente cânion, que tem cerca de dois quilômetros de profundidade, cerca de 29 quilômetros de largura e 450 quilômetros de extensão.

A maioria acredita que se formou cerca de cinco ou seis milhões de anos atrás, data baseada na idade do cascalho encontrado no ancestral rio Colorado.