Curiosity está pronto para retomar exploração de Marte

Próximo desafio do robô, que chegou a solo marciano em 6 de agosto, é perfurar uma rocha e trazer mais informações sobre o planeta

iG São Paulo |

O robô Curiosity, que chegou a Marte em 6 de agosto, está pronto para retomar suas explorações no planeta vermelho após ficar estacionado por mais de um mês em uma duna para pegar amostras de solo, estudar a atmosfera e medir níveis de radiação do solo.

Cientistas informaram nesta quinta-feira que o robô terá como desafio agora perfurar uma rocha. E, para tanto, terá de se dirigir a outra localidade.

Ashwin Vasavada, cientista da missão, espera colocar o Curiosity em movimento nos próximos dias. “São as formações rochosas que nos darão a verdadeira história de Marte. O solo é um pouco mais difícil de decifrar porque não sabemos de onde vem e quanto tempo tem”, afirmou Vasavada.

Leia também:

Conheça toda a tecnologia do Curiosity

Curiosity encontra sinais de antigo leito de rio em Marte

Jipe-robô encontra pedra marciana com que se parece com as da Terra

Curiosity faz transmissão inédita e histórica a partir de outro planeta

Curiosity pousa com sucesso em Marte

O robô foi lançado a Marte para, eventualmente, encontrar indícios de que o planeta pôde ter sido propício para a vida microbiana no passado.

O Curiosity pousou no solo marciano em agosto em uma cratera próxima ao equador de Marte. Durante este período, enviou milhares de fotos do planeta vermelho, fotografou eclipse em Marte e encontrou indícios de um antigo rio. Atualmente o planeta vermelho é seco e coberto de poeira, mas cientistas acreditam que no passado era mais quente e úmido.

**Com informações da AP

    Leia tudo sobre: curiositymarte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG