Serviço da Nasa avisa quando estação espacial é visível

Estação espacial costuma ser visível da Terra ao amanhecer ou entardecer, quando a Lua é o corpo celeste mais luminoso

AFP |

AFP

Nasa
Estação espacial à vista: sistema vai enviar mensagem de texto com algumas horas de antecedência

O turismo espacial ainda é um sonho para a maioria dos mortais, mas para os interessados em observar a Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês), a Nasa está pronta para ajudar.

Para comemorar os 12 anos em que os astronautas vivem e trabalham no laboratório espacial em órbita, a Nasa lançou, nesta sexta-feira (2), um serviço que informa aos interessados quando a ISS é visível.

Aqueles que se cadastrarem receberão um e-mail ou mensagem de texto com algumas horas de antecedência. No momento informado, pode-se sair de casa e olhar para o céu, sem a necessidade de qualquer equipamento especial.

Leia mais:
Cantora Sarah Brightman será próxima turista espacial da Rússia
Turistas espaciais poderão dar a volta na Lua em 2017
Turismo espacial pode significar grande salto para pesquisadores
Richard Branson inaugura aeroporto espacial comercial nos EUA

"É impressionante ver a estação espacial voar acima de nós e perceber que o homem construiu um complexo orbital que pode ser visto da Terra por quase todos os que respeitarem o momento indicado", comentou William Gerstenmaier, administrador associado da Nasa para a exploração humana e operações.

A ISS costuma ser visível ao amanhecer ou entardecer, quando a Lua é o corpo celeste mais luminoso, assinala a Nasa. A estação é vista como um ponto de luz que se move rapidamente, semelhante a Vênus.

O serviço Spot the Station está disponível para todos, afirma a agência, segundo a qual a trajetória da estação cobre mais de 90% da população terrestre. O cadastro deve ser feito na página spotthestation.nasa.gov .

    Leia tudo sobre: estação espacialnasaturismo espacial

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG