Foto de barreira que separa sangue e cérebro vence concurso

Imagem seria a primeira a mostrar formação de barreira em um animal vivo

BBC |

BBC

Uma foto que mostra a formação da barreira de proteção do cérebro em um embrião de peixe foi escolhida como a vencedora do prêmio Nikon Small World 2012, que escolhe as melhores fotos microscópicas do ano.

A imagem vencedora foi feita pelos médicos Jennifer Peters e Michael Taylor, do hospital St. Jude Children's Research Hospital, em Memphis, Estados Unidos e, mostra a barreira hematoencefálica em um embrião de peixe-zebra.

Esta barreira é uma estrutura que atua principalmente para proteger o sistema nervoso central de substâncias químicas presentes no sangue.

Leia mais:
Artista japonês transforma animais conservados em objetos de arte
Imagens científicas viram exposição de museu
Foto de inseto preso em resina vence concurso
Veja quem já foi campeão do Nikon Small World

No total, 97 imagens do mundo todo concorreram ao prêmio. Imagens feitas por pesquisadores e outros fotógrafos que usam as técnicas da fotografia microscópicas.

Um brasileiro ficou entre as dez melhores fotos, com a imagem de um ofiuróide feita por Alvaro Migotto, do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo.

Entre as imagens escolhidas está a foto de um câncer em um osso humano, que tirou o terceiro lugar, uma formiga carregando uma larva e embriões de um morcego.

A competição anual da Nikon procura pela excelência no trabalho em microfotrafia de pesquisadores de todo o mundo, que consigam atingir um equilíbrio entre os elementos científico e artístico nestas fotos.

    Leia tudo sobre: fotografiaconcursofotofotos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG