Curiosity encontra em Marte minerais semelhantes aos de vulcão havaiano

Primeira amostra de solo analisada por jipe-robô continha feldspato e olivina, minerais tipicamente associados a erupções vulcânicas

iG São Paulo | - Atualizada às

Cientistas afirmaram nesta terça-feira (30) que o solo de Marte contém minerais similares aos encontrados no vulcão Mauna Kea, no Havaí.

As descobertas anunciadas nesta terça-feira (30) representam o último passo para o melhor entendimento para saber se o ambiente no planeta vermelho seria acolhedor para vida microbiana.

O jipe-robô Curiosity ingeriu a primeira amostra de solo e usou um de seus instrumentos para destrinchar os minerais contidos na amostra. Uma análise revelou que continha feldspato e olivina, minerais tipicamente associados a erupções vulcânicas. 

O Curiosity pousou no solo marciano em agosto em uma cratera próxima ao equador de Marte. Durante este período, enviou milhares de fotos do planeta vermelho, fotografou eclipse em Marte e encontrou indícios de um antigo rio. Atualmente o planeta vermelho é seco e coberto de poeira, mas cientistas acreditam que no passado era mais quente e úmido.

Leia também:
Conheça toda a tecnologia do Curiosity
Curiosity encontra sinais de antigo leito de rio em Marte
Jipe-robô encontra pedra marciana com que se parece com as da Terra
Curiosity faz transmissão inédita e histórica a partir de outro planeta
Curiosity pousa com sucesso em Marte

(Com informações da AP)

    Leia tudo sobre: curiosityespaçonasamarte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG