Soyuz se acopla com sucesso à ISS

Nave traz três novos tripulantes à Estação Espacional Internacional, dois russos e um americano

EFE |

EFE

AP
De cima para baixo, Tarelkin, Ford e Novitskiy, os novos tripulantes da ISS, pouco antes do lançamento da Soyuz em 23/10

A nave pilotada russa Soyuz TMA-06M com três tripulantes a bordo - dois russos e um astronauta americano - se acoplou nesta quinta-feira (25) com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

A nave se encaixou sem contratempos ao deck de acoplamento do módulo Poisk, que faz parte do segmento russo da ISS, informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia, citado pela agência Interfax.

A tripulação da nave, lançada esta terça-feira (23) a partir da base cazaque de Baikonur, é integrada pelos russos Oleg Novitski, Yevgueni Tarelkin e o astronauta da Nasa Kevin Ford.

Os três astronautas serão recebidos pelos outros três tripulantes da plataforma internacional: a americana Sunita Williams, comandante da missão, o russo Yuri Malenchenko e o japonês Akihiko Hoshide.

Para Novitski e Tarelkin, que realizarão mais de 50 experimentos científicos durante sua permanência na ISS, este é seu primeiro voo ao espaço.

Ford, por outro lado, já esteve na ISS em agosto de 2009, quando pilotou a nave espacial Discovery na missão STS-128. Entre outras funções, durante seus quase cinco meses de estadia na plataforma receberão quatro cargueiros russos Progress e um europeu ATV-4, que transportarão carga vital como oxigênio, alimentos e combustível.

A ISS é um projeto no qual participam 16 países e que tem um custo estimado de US$ 100 bilhões. 

    Leia tudo sobre: espaçoissrússiasoyuz

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG