Chuva de meteoros Oriônidas acontece neste fim de semana

Pico da chuva de meteoros vai acontecer na noite de sábado. Brasil está em posição privilegiada para assistir ao fenômeno

iG São Paulo |

Nasa
Chuva de meteoros Oriônidas vai riscar o céu na madrugada deste sábado

A chuva anual de meteoros Oriônidas poderá ser vista neste final de semana, na noites de sexta (18), sábado (20) e domingo (21) , e se o céu estiver limpo, pode render um belo espetáculo aos observadores brasileiros.

Segundo o astrônomo do Planetário de São Paulo João Paulo Delicato, apesar de ser considerada um fenômeno mediano pela quantidade de meteoros que produz em seu momento de pico (cerca de 15 por hora), os brasileiros conseguem ter uma boa visualização das Oriônidas porque a constelação de Órion (também conhecida como As Três Marias) fica bem no alto do céu no seu auge, que será entre as 4h da manhã e o amanhecer da noite de sábado para domingo. “Às vezes, a chuva de meteoros acontece muito próxima ao horizonte, e isso prejudica a visão,” explicou ao iG . Não será o caso neste fim de semana.

Leia também:
Chuva de meteoros Perseidas marca céu no fim de semana

As Oriônidas acontecem todos anos no fim de outubro, quando a Terra passa pela trilha de detritos do cometa Halley e têm o nome de Oriônidas por surgirem perto da constelação de Órion. O meteoros, que são pedaços de rocha do tamanho de grãos de feijão, passam pela atmosfera a centenas de milhares de quilômetros por hora

Para assistir à chuva de meteoros, é preciso estar afastado das luzes urbanas ou em um lugar alto. A Lua não será um problema, porque ele está na fase minguante. Mas a noite precisa estar sem nuvens.

    Leia tudo sobre: oriônidaschuva de meteoros

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG