Brasil quer acelerar parceria espacial com a Ucrânia

Dilma Roussef se encontrou com o presidente ucraniano e afirmou que quer fortalecer cooperação para garantir lançamento do foguete Cyclone-4 em 2014

Agência Brasil |

Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (19) ao presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, que o Brasil está empenhando em fortalecer a cooperação espacial entre os dois países para garantir que o primeiro foguete do projeto Cyclone-4 seja lançado em 2014.

O Brasil e a Ucrânia são sócios na empresa binacional Alcântara Cyclon Space (ACS), criada para operacionalizar a utilização do lançador de foguetes Cyclone-4 na Base de Alcântara, no Maranhão. Segundo Dilma, o Brasil está adotando todas as providências necessárias para acelerar e alavancar o projeto e garantir o lançamento do foguete em 2014.

Leia também:
Brasil poderá lançar satélite espacial da Base de Alcântara

Durante a conversa, Yanukovich convidou a presidenta a visitar a Ucrânia em 2013. Dilma aceitou o convite e disse que levará uma “expressiva comitiva empresarial”, segundo informações da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

A data da visita ainda será acertada. Na ocasião, o Brasil e a Ucrânia deverão realizar a primeira reunião do Foro de Alto Nível Empresarial entre os dois países, criada em 2011, quando o líder ucraniano esteve no Brasil.

Ainda este ano, o Brasil vai sediar a sexta reunião da Comissão Mista Econômico-Comercial Brasil-Ucrânia.

    Leia tudo sobre: ucrâniaprograma espacial brasileiroespaçobrasil

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG