Cientistas anunciam mapeamento do DNA da cevada

Com os estudos, pesquisadores pretendem melhorar plantações; a cevada é o quarto maior cereal em termos de área e tonelada colhida

AFP | - Atualizada às

Plantação de cevada em Cornwall, na Inglaterra

Cientistas anunciaram nesta quarta-feira o mapeamento do DNA da cevada, uma iniciativa que pode gerar melhorias nas plantações e aumentar a tolerância de um dos cultivos mais importantes do mundo.

Um dos primeiros grãos domesticados, que tem suas origens no Crescente Fértil, mais de 10.000 anos atrás, a cevada é o quarto maior cereal em termos de área e tonelada colhida.

Um consórcio de cientistas, que publicou o artigo na revista científica Nature, apresentou um "mapeamento de alta qualidade", um passo importante em uma iniciativa de seis anos para sequenciar o DNA da cevada, disse Nils Stein, do Instituto Leibniz de Genética de Plantas e Pesquisa de Cultivos, na Alemanha.

Os agricultores podem usar este rascunho para identificar traços que possam melhorar as cepas, afirmou.