Conheça a história do prêmio Nobel

Saiba quando o prêmio foi criado, como os laureados são escolhidos e veja histórias engraçadas sobre a premiação

iG São Paulo | - Atualizada às

O prêmio Nobel é dado todos os anos, desde 1901, para destaques em Física, Química, Fisiologia ou Medicina, Literatura e Paz. O prêmio de Economia não estava entre os originais, mas foi criado pelo banco central sueco em 1968. Cada prêmio consiste em uma medalha, diploma e um montante em dinheiro.

Saiba mais: O intrincado mundo do Prêmio Nobel 

A história do prêmio começa com a morte de Alfred Nobel, em 1896. Homem de negócios e inventor que não teve filhos, ele deixou parte de sua fortuna para dar prêmios para pessoas que tenham feito o melhor para a humanidade. Os ganhadores do Nobel são escolhidos por Comitês que fazem a seleção a partir de indicações dadas por pessoas reconhecidamente qualificadas na área.

Neste ano, a real academia de Ciências da Suécia anunciou nesta segunda-feira (8) que o britânico John B. Gurdon, de 79 anos, e o japonês Shinya Yamanaka, de 50 anos foram os ganhadores do prêmio Nobel Fisiologia ou Medicina de 2012 . Eles descobriram que células adultas podem ser reprogramadas e se tornarem pluripotentes, células-tronco capazes de se converter em qualquer outro tipo de célula do corpo.

O francês Serge Haroche e o americano David Wineland dividiram o Nobel de Física 2012 , por seus estudos de controle de partículas quânticas. Os cientistas foram capazes de captar e medir fótons, sem destruí-los, algo considerado muito difícil. Entre as aplicações das pesquisas estão os computadores quânticos, muito mais rápidos que os computadores normais e os relógios ópticos ultraprecisos.

Leia mais:
Nobel de Medicina 2012 vai para a descoberta de reprogramação de células
John Gurdon, vencedor do Nobel de Medicina, se tornou cientista por acaso
Yamanaka, vencedor do Nobel de Medicina, revolucionou estudos com células-tronco

O Prêmio Nobel de Medicina foi o primeiro a ser anunciado este ano. O prêmio de Física será anunciado na terça-feira (9), seguido do de Química na quarta-feira (10). Na quinta-feira (11) será a vez do anúncio do prêmio de Literatura e na sexta-feira (12), o Nobel da Paz. O prêmio de economia será anunciado em 15 de outubro.

Veja os vencedores do Nobel de 2011 e 2010:

Descobertas sobre imunidade ganham o Nobel de Medicina de 2011
Nobel de Química 2011 vai para descoberta dos quase-cristais
Nobel de Física 2011 vai para estudo sobre expansão do universo
Sueco Tomas Tranströmer é o ganhador do Nobel de Literatura
Prêmio Nobel da Paz é dividido entre três mulheres
Americanos Thomas Sargent e Christopher Sims ganham o Nobel de Economia
Conheça melhor os premiados do Nobel 2010 na área de Ciência

Os vencedores ficam sabendo momentos antes do anúncio feito no Instituto em Estocolmo, o que já gerou situações inusitadas. O Nobel de Física de 2004, Franz Wilczek estava no banho na hora do telefonema e atendeu ao chamado como veio ao mundo.

Já o australiano Barry Marshall, Nobel de Fisiologia ou Medicina, em 2005, estava tomando uma cerveja com seu colega J. Robin Warren (que levou o prêmio junto com ele) na hora que recebeu a ligação. E James Mirrlees, ganhador do Nobel de Economia em 1996, pediu educadamente uma comprovação, afinal além da honraria estava levando um cheque de cerca de US$ 1,5 milhão.

No ano passado foi criada uma situação constrangedora. Foram anunciados como vencedores do Nobel de Medicina Ralph Steinman, Bruce Beutler e Jules Hoffmann. Porém, Steinman havia morrido alguns dias antes e prêmios póstumos normalmente não são permitidos. No entanto, o prêmio se manteve já que os juízes não tinham conhecimento da morte de Steinman quando fizeram a escolha.

Paródia do prêmio Nobel seleciona estudos mais bizarros:
Dirigir de bexiga cheia e prefeito encrenqueiro levam Ig Nobel
Sexo de morcego e palavrão para aplacar dor levam Ig Nobel 2010
Vencedor do Nobel de Física de 2010 já ganhou Ig Nobe

Neste ano, em consequência da crise econômica, a Fundação Nobel reduziu o valor do prêmio para oito milhões de coroas suecas (1,2 milhão de dólares, 2,4 milhões de reais) por prêmio, contra 10 milhões de coroas concedidos desde 2001.

Leia entrevistas do iG com premiados:
Prêmio Nobel nega ter aceitado convite de Mercadante
Nobel de Medicina afirma que não há base científica contra transgênicos
Nobel de Física de 2007 quer estudos de eficiência energética

    Leia tudo sobre: nobelprêmio nobel

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG