Nasa lança cápsula espacial da SpaceX

Missão coordenada pela agência americana levará mantimentos para astronautas baseados na Estação Espacial

iG São Paulo | - Atualizada às

A Nasa confirmou o lançamento da SpaceX, a segunda cápsula comercial contratada para fazer o transporte de mantimentos para os astronautas baseados na Estação Espacial. A missão decolou na noite deste domingo a partir da base espacial Cabo Canaveral, no estado da Flórida, e deverá atingir o seu destino na quarta-feira.

A cápsula batizada de Dragon está carregando um total de 400 kg de alimentos, roupas, utensílios de laboratório e outros materiais. Atualmente, a Estação Espacial conta com seis astronautas.

Leia mais:
Cápsula espacial Dragon retorna à Terra após viagem histórica
Corrida espacial muda de foco e gera negócios
Nasa contrata empresas para desenvolver táxi espacial comercial
Nasa quer "táxis" para a Estação Espacial
Vídeo: empresas particulares iniciam 'nova era espacial'

Apesar de considerar o episódio como parte de uma fase de testes, a agência americana pretende passar à companhia SpaceX todas as missões de lançamento de cápsulas espaciais no futuro. No entanto, ainda não foi autorizado o envio de tripulação. O contrato entre ambas as empresas gira em torno de 2 bilhões de dólares (aproximadamente R$ 3,8 bilhões).

No início do ano passado, a Nasa havia aposentado os tradicionais ônibus espaciais utilizados em praticamente todas as suas missões. Ao todo foram três décadas de uso, registrando dois desastres que mataram 14 pessoas - o Challenger explodiu durante o lançamento, em 1986, e o Columbia se desintegrou na reentada da atmosfera terrestre, em 2003.

    Leia tudo sobre: nasaspacexdragonestação espacialcabo canaveraleua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG