Células pluripotentes são consideradas a grande esperança da medicina

Ao reprogramar de células, cientistas podem criar de tecidos substitutos para o tratamento de doenças como o Parkinson, e estudar a origem das doenças em laboratório

Célula-tronco embrionária podem ser criadas a partir da células humanas reprogramadas

As células pluripotentes, que são células adultas reprogramadas para rejuvenescer e recuperar as propriedades das células-tronco embrionárias (ES), são uma esperança da medicina por seus potenciais terapêuticos. A aplicação é tão importante que hoje, dois pesquisadores que descobriram de que células adultas podem ser reprogramadas e se tornarem pluripotentes receberam o Nobel de Medicina 2012

Nos centros de pesquisas do o britânico John B. Gurdon, de 79 anos, e o japonês Shinya Yamanaka, de 50 anos, as " células-tronco pluripotentes induzidas" ou "células IPS" têm sua origem em uma célula adulta diferenciada, que retorna ao estado de célula embrionária pluripotente, graças ao trabalho de engenharia genética.

Leia mais notícias sobre pesquisas com reprogramação de célula:
Entenda o que é célula-tronco
Cientistas produzem camundongos a partir de células-tronco
Cientistas fazem esperma a partir de células-tronco embrionárias
Hipófise é construída a partir de células-tronco de camundongos
Cientistas convertem pele em neurônio para estudar esquizofrenia
Pesquisadores criam neurônios com Alzheimer a partir de células-tronco
Cientistas criam células-tronco usando óvulos e pele humana

Na natureza, após a fecundação, o óvulo se divide e rapidamente aparecem as células que dão origem a todos os tecidos do corpo. São as células-tronco embrionárias pluripotentes que têm a capacidade para gerar todos os tipos de células.

Porém, com o desenvolvimento do embrião, as células se especializam e perdem a capacidade de se transformar em células com diferentes funções (células nervosas, cardíacas, etc).

O britânico John Gurdon, um dos premiados com o Nobel em 2012, descobriu, em 1962, que a especialização das células era reversível, ao contrário do que se pensava antes, enquanto o outro vencedor, Shinya Yamanaka, ainda não era nascido.

Veja:
Nobel de Medicina 2012 vai para a descoberta de reprogramação de células
John Gurdon, vencedor do Nobel de Medicina, se tornou cientista por acaso
Yamanaka, vencedor do Nobel de Medicina, revolucionou estudos com células-tronco

A equipe do japonês Yamanaka demonstrou em células de camundongo em 2006 e, em seguida, em células humanas em 2007, que podemos reprogramar uma célula adulta para fazê-la recuperar as características de uma célula-tronco embrionária.

As pesquisas de Yamanaka constituíram "uma descoberta revolucionária real", entusiasmou-se Jean-Marc Lemaitre, do Instituto de Genômica Funcional (Inserm).

Com estas novas células IPS, "você pode obter praticamente qualquer tipo de célula do corpo", explica o pesquisador francês que tem usado esta técnica para rejuvenescer células centenárias, e mostra que o processo de envelhecimento é reversível.

As células IPS apresentam vantagens semelhantes às das células-tronco embrionárias, mas não envolvem o problema ético relacionado com a necessidade de manipular embriões.

As IPS podem ser uma fonte de células para fazer tudo, por exemplo, testar novas drogas ou estudar doenças.

Para a terapia celular experimental, elas não levam o risco a priori de rejeição por parte do corpo, porque vêm do próprio paciente.

Mas ainda há um longo caminho a percorrer antes de assegurar a sua total segurança.

"Não há nenhuma aplicação clínica prevista desta técnica avançada", ressaltou à AFP Marc Peschanski, diretor científico do I-Stem (Instituto de Pesquisa com células-tronco - Inserm).

No entanto, em 2013 um teste clínico de "inocuidade" em Kobe, no Japão, deve usar pela primeira vez esta técnica em um ensaio sobre a retina em pacientes que sofrem de degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

Além disso, uma outra linha de pesquisa está começando: produzir em grande quantidade células IPS a partir de um pequeno grupo de doadores que poderiam ser utilizadas para um grande número de receptores.