Curiosity registra presença em Marte usando Foursquare

Usuários do aplicativo poderão acompanhar a trajetória do jipe-robô que explora o planeta vermelho

AFP |

AFP

NASA/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems
Este "autorretrato" do mastro do Curiosity foi tirado com a câmera do braço robótico, a MAHLI, que estava com sua capa protetora contra poeira (8/9/2012)

O jipe-robô da Nasa Curiosity aderiu à rede social Foursqure ao "registrar" sua localização em Marte usando o aplicativo popular entre usuários de smarthphones para compartilhar os locais que frequentam.

A "Nasa está utilizando o Foursquare como uma ferramenta para compartilhar as novas localizações do veículo robótico enquanto explora Marte", explicou o porta-voz da agência espacial americana, David Weaver.

"Isto ajudará a aproximar a missão do grande público, fornecendo indicações da viagem do robô pela cratera Gale", onde o Curiosity pousou em agosto passado.

Os usuários do Foursquare podem acompanhar a trajetória do Curiosity enquanto este explora Marte, registrando pontos chave e publicando fotos e dicas, segundo a Nasa. 

Veja a cobertura completa:
Curiosity completa um mês em Marte
Curiosity transmite de Marte música inédita do rapper do Black Eyed Peas
Curiosity faz transmissão inédita e histórica a partir de outro planeta
Engenheiros da Nasa trabalham em horário de Marte
Curiosity estreia seu laser
Instrumentos do Curiosity começam a funcionar
Curiosity pousa com sucesso em Marte
Veja outras imagens de Marte
Veja as imagens que o Curiosity já mandou
'Jeitinho brasileiro me ajudou', diz executivo de missão da Nasa
Missão revela galã de moicano da Nasa 

Os dados estão disponíveis na internet nos links foursquare.com/MarsCuriosity ou foursquare.com/NASA .

A Nasa anunciou na semana passada que o jipe-robô havia descoberto cascalho arrastado pela água em um córrego que fluiu no passado e "correu fortemente" na região.

Os cientistas já tinham detectado provas da presença de água em Marte no passado , mas nunca haviam encontrado sedimentos, ressaltou a agência.

A missão do Curiosity, com previsão de dois anos, destina-se a investigar se é possível ter existido vida no passado do planeta vermelho e em que condições pode ter existido.

Veja imagens do Curiosity: 

O veículo de US$ 2,5 bilhões pousou na superfície da cratera Gale em 6 de agosto, abrindo um novo capítulo na história da exploração interplanetária.

Os usuários do Foursquare poderão acompanhar da Terra a jornada do robô e ganharão emblemas virtuais do Curiosity na rede social para ser trocados por acessos a laboratórios, centros científicos e outros locais de inspiração tecnológica, de matemática ou engenharia.

A Nasa fez a primeira colaboração com o Foursquare há dois anos, por intermédio do astronauta Doug Wheelock, que registrava sua localização na Estação Espacial Internacional.

    Leia tudo sobre: curiosityespaçonasamarte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG