Cientistas produzem camundongos a partir de células-tronco

Técnica que conseguiu transformar células-tronco em células germinativas de camundongos pode permitir que mulheres inférteis tenham filhos com suas características genéticas

iG São Paulo | - Atualizada às

Filhotes de camundongos nasceram saudáveis e e conseguiram se reproduzir normalmente ao chegarem à idade adulta

Cientistas japoneses afirmam ter conseguido transformar células-tronco em células germinativas de ratos, que deram origem a filhotes de camundongos. Se os pesquisadores conseguirem adaptar a técnica a humanos, isto pode resultar em um novo tratamento contra a infertilidade feminina.

Embora o método ainda esteja longe de seu possível uso em humanos, é significativo por superar um dos principais desafios da medicina reprodutiva: como fabricar óvulos funcionais para mulheres que não conseguem produzi-los sozinhas.

O estudo parte de uma pesquisa realizada no ano passado pelos mesmos cientistas em que conseguiram transformar células-tronco em espermatozóides úteis .

Os cientistas da Universidade de Kyoto fizeram pequenos ajustes em alguns genes das células-tronco e os tornaram algo muito parecido a células primordiais germinais que geram espermatozóides nos homens e ovócitos - ou óvulos - nas mulheres.

Cientistas fazem esperma a partir de células-tronco embrionárias
Hipófise é construída a partir de células-tronco de camundongos
Cientistas convertem pele em neurônio para estudar esquizofrenia

Posteriormente, criaram um "ovário reconstruído", que transplantaram em fêmeas vivas de camundongos, onde as células amadureceram e se transformaram em ovócitos de grande tamanho e, em seguida, em óvulos.

Os pesquisadores extraíram os óvulos maduros, os fertilizaram in vitro e em seguida os implantaram na rata mãe adotiva.

Os pequenos ratinhos nasceram com boa saúde e conseguiram se reproduzir normalmente ao chegarem à idade adulta.

"Nosso sistema ajuda a criar uma base sólida para pesquisar além e reconstituir as células germinais femininas in vitro, não só em camundongos, mas também em outros mamíferos, inclusive humanos", escreveu o diretor do estudo, Katsuhiko Hayashi autor do estudo publicado nesta semana no periódico científico Science .

Leia tudo sobre: células troncofertilidade