Telescópio capta colorido de berçário de estrelas

Nebulosa tem formato parecido com a cabeça de uma gaivota

iG São Paulo | - Atualizada às

ESO
Nuvem de gás tem formato parecido com a cabeça de uma gaivota. O brilho intenso é causado pela radiação de uma estrela jovem e quente situada no seu centro da galáxia

O Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile, conseguiu captar a imagem de uma maternidade estelar conhecida como Nebulosa da Gaivota. A nuvem de gás parece ter a forma de uma cabeça de gaivota e brilha intensamente por causa da radiação muito emitida por uma estrela jovem e quente situada no seu centro.

As nebulosas encontram-se entre os objetos visualmente mais impressionantes do céu noturno. São nuvens interestelares de poeira, moléculas, hidrogênio, hélio e outros gases ionizados, onde novas estrelas nascem. Embora estas nebulosas apresentem diferentes formas e cores, muitas partilham uma característica comum: quando observadas pela primeira vez, as suas formas estranhas fazem disparar a imaginação dos astrônomos, que lhes dão nomes curiosos.

Leia mais:
Nova imagem mostra berçário de estrelas com 'perfil' de poeta
Hubble captura imagem de Nebulosa Colar
Vídeo mostra movimento da via Láctea acima do Atacama
Telescópio detecta 96 novos aglomerados estelares
Telescópio Alma capta imagem de galáxias em colisão

A imagem detalhada foi obtida pelo instrumento Wide Field Imager montado no telescópio MPG/ESO de 2,2 metros. A Nebulosa da Gaivota situa-se na fronteira entre as constelações do Unicórnio e do Cão Maior, próximo de Sirius, a estrela mais brilhante do céu noturno. A nebulosa está 400 vezes mais distante do que a famosa estrela de Sirius.

    Leia tudo sobre: espaçoastronomiaesoesagaláxia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG